Mais de 30% dos candidatos ainda não prestaram contas dos gastos financeiros da campanha eleitoral de 2018, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). Segundo o TRE-RO, os candidatos inadimplentes têm até o dia 6 de dezembro para apresentar as documentações.
Conforme o TRE-RO, as contas têm relação com as aplicações dos recursos envolvidos e dos gastos realizados nas campanhas. Até o momento, 33% dos candidatos não apresentaram documentos à Justiça Eleitoral.
Todos os eleitos por Rondônia já prestaram contas com o TRE-RO. Para eles, o prazo se encerrou no último sábado (17). Agora, aguardam a apreciação e o julgamento dos valores.
Mais de 30% dos candidatos que participaram das eleições 2018 não prestaram conta ao TRE.
O percentual de inadimplência, segundo a diretora-geral do TRE-RO, Lia Maria, é maior entre os partidos, pois 40% ainda não prestaram contas. Ao não procederem da forma legal, tanto as siglas partidárias quanto os candidatos podem ter punições previstas na Justiça Eleitoral.
“Para o partido politico tem a sanção de não recebimento do fundo partidário até o final da legislatura. Já para os candidatos, eles ficam inadimplentes, tendo interferência na vida civil”, explicou a diretora-geral.
Prestação de Contas – TRE-RO
Candidatos adimplentes 66,95%
Candidatos inadimplentes 33,05%
Partidos adimplentes 60%
Partidos inadimplentes 40%
Fonte: TRE-RO
O TRE-RO lembra ainda que a prestação de contas é obrigatória para todos aqueles que foram candidatos ou que apresentaram os respectivos registros de candidaturas perante a Justiça Eleitoral. Neles, estão incluídos candidatos que desistiram, renunciaram ou foram substituídos.
Para solução dos candidatos inadimplentes, o TRE-RO estará funcionando em regime de plantão também durante o fim de semana.