Notícias de Porto Velho

Ipem inicia fiscalização de ovos de chocolate em redes distribuidoras de Porto Velho


Ipem inicia fiscalização de ovos de chocolate em redes distribuidoras de Porto Velho

Equipe de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem) iniciou na manhã de hoje (21) a avaliação de ovos de chocolate à venda no período da Páscoa. A operação é feita em grandes distribuidoras de gêneros alimentícios.

Os fiscais pesam ovos de diferentes marcas, observam descrições de embalagem, indicação de faixa etária, orientações de uso, a impressão do selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a marca do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.

Há dois procedimentos, explicou um fiscal: o primeiro avalia preliminarmente a pesagem de 13 unidades. Se ela for reprovada, o produto é recolhido. O trabalho começou pelo Atacado Centronorte, na Avenida migrantes, onde, inicialmente, não se observaram alterações.

O segundo método é o de coleta direta, aleatoriamente, sem a pesagem. O produto é levado ao laboratório e, constatada alguma irregularidade, o representante da fábrica é chamado ao Ipem.

Segundo o Ipem, o mais prudente é o consumidor se orientar pela indicação do peso líquido do chocolate, que deve constar obrigatoriamente na embalagem. Se o ovo estiver quebrado, poderá ser trocado mediante a apresentação da nota fiscal, orienta o Procon-RO.

Fonte: Secom




MAIS NOTÍCIAS DE Porto Velho