Siga
Cinquentenário Rondon atenderá a 15 comunidades de Rondônia com ações sociais em julho

Rondônia

Cinquentenário Rondon atenderá a 15 comunidades de Rondônia com ações sociais em julho

Em comemoração aos 50 anos do Projeto Rondon, mais de 300 acadêmicos e professores universitários, oriundos de várias partes do País, estarão em 15 municípios rondonienses para realizar trabalhos voluntários voltados ao desenvolvimento local, promoção de cidadania e bem-estar de comunidades carentes. A operação denominada Rondônia Cinquentenário recorda a primeira ação do Projeto Rondon no estado, há mais de cinco décadas.

O projeto é coordenador pelo Ministério da Defesa com a participação do governo de Rondônia, municípios e Instituições de Ensino Superiores (IES). No próximo dia 1º, chegam os coordenadores da operação que terá início no dia 6 de julho, encerrando-se no dia 22.

Os voluntários serão divididos em equipes que executarão oficinas nas áreas de cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia, produção e comunicação social.

Os rondonistas, como são chamados os voluntários, estarão nos municípios de Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Buritis, Cacaulândia, Candeias do Jamari, Campos Novo de Rondônia, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Rio Crespo, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Urupá e comunidades do Baixo-Madeira, além de Porto Velho, sede da operação.

Toda a estrutura para receber os rondonistas na chegada à capital está sendo preparada na 17ª Brigada de Infantaria de Selva , no 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC) e na 17ª Companhia de Infantaria de Selva, onde permanecerão na abertura e encerramento da programação.

A primeira Operação Rondon deste ano foi realizada em Tocantins, de 20 de janeiro a 5 de fevereiro, em 16 municípios, envolvendo 32 Instituições de Ensino Superior e 320 rondonistas voluntários.

Nas edições anteriores, a Operação Rondon contabilizou 884 municípios atendidos, 291 IES e 19.170 acadêmicos participantes, de acordo com o site oficial do projeto.

Sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República. É uma ação interministerial do governo federal realizada em coordenação com os governos estaduais e Municipais que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Outras informações no site:  http://www.projetorondon.defesa.gov.br.

Fonte: Secom

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Mil Contabilidade

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade