Siga
Com 18 títulos, corporação musical da Escola Estadual Castelo Branco, de Porto Velho, estreia novos instrumentos em concurso

Rondônia

Com 18 títulos, corporação musical da Escola Estadual Castelo Branco, de Porto Velho, estreia novos instrumentos em concurso

Esquerda, volver! Direita, volver! ordena o instrutor Claudemir Aragão, o Buguga. Na sequência, entre evoluções, ouve-se o ritmo contagiante do samba em todas as dependências da escola, em frente, na avenida Farquhar, e nos arredores.

Desde 1976 na atividade, posicionado no meio da quadra esportiva, Claudemir inicia a intensificação dos ensaios da Corporação Musical Castelo Branco para o concurso de bandas e fanfarras, no próximo dia 14, em Ariquemes.

São emoções renovadas a cada dia, ele relata. O trabalho da equipe é, como ele diz, “irmanado” e a disciplina dos integrantes está “mais que aprovada”. “Um grupo valoroso, de ouro”, ele elogia.

O governo estadual investiu mais de R$ 2 milhões na mais recente aquisição de instrumentos, via pregão eletrônico da Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel). No ano passado, as escolas receberam kits simples e neste ano completam os instrumentos.

A Corporação Musical da Escola Castelo Branco é composta por 46 alunos, incluindo nove porta-bandeiras e do estandarte partirá às 6h do sábado.

Olhares firmes, consciência de que tocam bem, os mais jovens ouvem outro instrutor, Paulo Manoel da Silva Neto, lembrar que a Escola Estadual Castelo Branco, detentora de 18 títulos, foi imbatível na região norte entre os anos 1980 e 90. Não se tem notícias de outros feitos tão significativos, desde o início do trabalho musical, 48 anos atrás.

Ao lado da diretora Joelma Oliveira Souza, Claudemir, na pré-estreia do kit avaliado em R$ 50 mil, manifesta gratidão “ao governador que ama fanfarras e bandas”, e reivindica: “Há tempos, coordenadores, instrutores e coreógrafos buscam o reconhecimento profissional, e o estado pode fazer isso por nós, estamos confiantes”.

Segundo o instrutor, a prática da teoria musical para uma banda marcial demora cinco anos, e isso deve ser “melhor compreendido”.

“Muitos componentes das bandas da Base Aérea, da PM e da 17ª Brigada de Infantaria de Selva saíram daqui, e essa é a nossa maior gratificação”, diz. “Médicos, advogados e outros passaram por aqui”, acrescenta.

Claudemir começou no Colégio Laura Vicuña naquele ano, passou pelo Colégio Dom Bosco (1978-79) e depois pela Escola Samaritana (1980-81).

Antes de retornar à Escola Castelo em 2009, onde ingressara ainda nos anos 1980, passou um período na Escola Padre Chiquinho.

Composta por alunos entre 12 e 24 anos dos três turnos, a Corporação Musical Castelo Branco sente-se prestigiada pelos instrutores, professores e pela diretora Joelma. “O que se vê neste momento é a repetição de todos os dias; a Castelo não para nunca”– ela diz.

Alunos da corporação, por exemplo, saem semanalmente da sala de aula para o ensaio. “Ninguém se cansa, o ânimo é muito grande”, sorri Joelma.

Segundo o coordenador de Educação Física, Desporto e Cultura Escolar, Ítalo Aguiar, a Secretaria Estadual de Educação contemplou bandas e fanfarras de 69 escolas de 14 coordenadorias regionais de educação em 31 municípios.

Segundo Ítalo, a música e o ritmo de fanfarras e bandas escolares são “ferramentas pedagógicas” que auxiliam no desenvolvimento do currículo escolar. “Além disso, contribuem para a identidade cultural do Estado”, ele destaca.

São estas as escolas estaduais contempladas: Daniel Nery, Castelo Branco, Tancredo Neves, Marcos Freire, Flora Calheiros, Bela Vista, Juscelino Kubistchek, Carlos Drummond de Andrade (Candeias do Jamari), Eduardo Lima e Silva, Brasília, Carmela Dutra, Ulisses Guimarães, Getulio Vargas, Jaime Bacessat, e Colégio Tiradentes (em Porto Velho e Jacy-Paraná).

Fonte: Secom

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Mil Contabilidade

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade