Notícias de Rondônia

Comitivas de 10 países participarão da 7ª edição da Rondônia Rural Show


Postado em 18/05/2018 às 10h28min

Comitivas de 10 países participarão da 7ª edição da Rondônia Rural Show

Faltando poucos dias para o lançamento oficial da 7ª Rondônia Rural Show, os detalhes para o maior evento do agronegócio do Estado começam a despontar. Para a realização do evento, a Superintendência de Desenvolvimento e de Infraestrutura de Rondônia (Sedi) disponibilizou a estrutura que vai abrigar negociadores e o público que visitar a Feira. Denominado Espaço Empresarial e Internacional, a área possui 800 m², para instalação de 35 estandes e estrutura climatizada, visando facilitar a efetivação de bons negócios. E atraídos pela perspectiva de bons negócios, representantes de 10 países desembarcarão em Ji-Paraná para conhecer produtos, serviços e boas práticas da efetivação de projetos e programas de governo que fazem com que Rondônia desponte positivamente no cenário econômico nacional.

Víctor Hugo Rondón veio do Peru especialmente para o evento. Esta é a terceira vez que ele participa da Feira, como representante do Ministério do Comércio Exterior do Peru no Brasil e seu empenho, este ano, se dará em aproximar empresários peruanos de Rondônia. “O objetivo é enxergar negócios, além de conhecer fornecedores, como rede de supermercados e distribuidores de alimentos”, diz. Existem cidades do Peru, como Arequipa, Porto Maldonado e Cusco, que de acordo com Rondón, carecem de alimentos que podem ser exportados por Rondônia.

Otimista, ele lembra que foi por meio de eventos como o Rondônia Rural Show que teve início a negociação para a exportação de pescado de Ariquemes para Porto Maldonado, transação acompanhada, firmada e que hoje faz parte de uma atividade de rotina desenvolvida pela Sedi. “Rondônia está habilitada para exportar para o Peru, mas são feiras como esta que fortalecem o laço para se concretizar”, garante Rondón.

O evento também será oportunidade para avaliação de alguns produtos extraídos em Rondônia, como o café, por exemplo. Sunalini Menon, maior especialista em café do mundo, virá da Índia para avaliar o café robusta, produzido no Estado. “O evento é visto como um excelente momento por produtores rurais, porque é a chance de apresentarem seus produtos”, garante Alisângela Lima, gerente de Comércio Exterior da Sedi. Cafés de safras produzidas em Rondônia e premiados em feiras nacionais serão submetidos à degustação, no evento.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

Representantes dos países que vão participar do Rondônia Rural Show também farão exposição do que estão produzindo. A Coréia, por exemplo, apresentará um equipamento agrícola e um sistema inovador de asfalto. Um trecho do Espaço Empresarial e Internacional será asfaltado para demonstração da tecnologia utilizada para a realização do serviço.

Países africanos como, Beni trará tecidos, produto de potencial comercialização no mercado africano e a Angola acenou interesse em produtos alimentícios como peixe e carne bovina.

A Bolívia, um maiores compradores de sementes e equipamentos agrícolas de Rondônia, também estará presente ao evento, para avaliar produtos e equipamentos que participarem da exposição.

O Equador demonstrou interesse em conhecer a produção do café e práticas de Governo, como agricultura familiar.

E o embaixador da Alemanha, Vorzimmer Botschafter visitará a comunidade Pomerana, em Espigão do Oeste, maior comunidade Pomerana da Amazônia Brasileira. Os pomeranos (em alemão: Pommern) fazem parte do povo alemão originário da Pomerânia, na região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia.

Este ano, o espaço do Rondônia Rural Show será composto por empresas locais, nacionais e internacionais, totalizando 35 empresas, além de comitivas internacionais de Cuba, Bolívia, Peru, Equador, Angola, Beni, Togo, Índia, Alemanha e Coréia. “Rondônia Rural Show já se consagrou como espaço para fechamento de inúmeros negócios e realmente é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da economia do Estado”, garante Geraldo Afonso, superintendente adjunto da Superintendência de Desenvolvimento e de Infraestrutura de Rondônia.

O evento será transmitido ao vivo por meio do canal Amazon Sat.

Fonte
Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Ésio Mendes (RRS 2017)
Secom - Governo de Rondônia



MAIS NOTÍCIAS DE Rondônia