Siga

Rondônia

CONECTIVIDADE – Prefeitura adere a programa que levará internet a 23 localidades

              
CONECTIVIDADE - Prefeitura adere a programa que levará internet a 23 localidades
foto: Ilustrativa

O sinal confiável de internet, um dos principais pedidos que o prefeito dr Hildon Chaves ouve dos moradores dos distritos e comunidades rurais todas as vezes que as visitam, seja na Ponta do Abunã, ao longo da BR-364, seja nas comunidades ribeirinhas, está prestes a ser atendido ainda no primeiro semestre deste ano. Para isso, prefeitos de mais e dois mil municípios, dentre os quais dr Hildon, assinam hoje à tarde, em Brasília, o termo de adesão ao programa Internet para Todos, do governo federal.

O termo de adesão será firmado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no Centro Internacional de Convenções de Brasília e deverá contar com a presença do presidente Michel Temer. Em Porto Velho, além dos distritos, o prefeito dr Hildon determinou a inclusão de diversas comunidades que ainda não alcançaram o status de distrito.

As antenas começam a ser instaladas em maio. Em todo o país, serão instaladas cerca de 200 antenas por dia. A conectividade deverá estar concluída até meados de junho. Para isso as prefeituras terão que garantir infraestrutura para instalação dos equipamentos de conexão, disponibilização do local adequado, segurança e fornecimento de energia elétrica.

O programa pretende levar banda larga para escolas, hospitais e localidades sem conectividade de todas as regiões do País a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDV), que está em órbita desde maio de 2017 e tem vida útil de 18 anos.

O prefeito dr Hildon determinou a inclusão das seguintes localidades: assentamento Joana Darc, Abunã, Calama, Demarcação, Extrema, Fortaleza do Abunã, Jacy Paraná, Nazaré, Nova Mutum, São Carlos, Nova Vila Teotônio, Terra Caída, União Bandeirante, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Cujubim Grande, Papagaios, Rio Pardo, Santa Catarina, Morrinhos, Novo Engenho Velho, Vale do Jamary e Ramal Aliança.

Acompanhando o prefeito dr. Hildon na solenidade de assinatura estará o deputado federal Expedito Neto (PSDB/RO), principal articulador, junto ao governo federal, para a adesão da capital rondoniense ao programa coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, gestão que a parlamentar vem fazendo desde o ano passado.

Fonte: Condecom

              

Mais em Rondônia