Siga
CTPM de Jacy conquista 3º lugar em Mostra Internacional de Ciências

Rondônia

CTPM de Jacy conquista 3º lugar em Mostra Internacional de Ciências

Os alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jacy-Paraná Débora Noemi de Souza Maia e Mateus do Carmo Braga, orientados pela tenente PM Erika Josiani Ossuci, diretora do CTPM-Jacy e coordenadora do grupo de robótica do colégio, ganharam o 3º lugar na categoria engenharia na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia que aconteceu entre os dias 27 a 01 de novembro de 2017 da MCTEA estado do Pará.

Os alunos também foram credenciados para participar em 2018 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP em São Paulo – SP, a Febrace que é uma grande mostra de projetos científicos realizada desde 2003 todo ano na Universidade de São Paulo e tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades a muitos jovens cientistas. A Mostra é conveniada a grandes empresas de ciência e tecnologia e é uma vitrine de talentos a serem descobertos por estas empresas.

Os alunos que foram premiados na Feira de Rondônia de Inovação e Tecnologia (Ferocit) no primeiro semestre de 2017 receberam a credencial para apresentarem seu projeto sobre um sistema de funcionamento de reutilização da água do chuveiro e pia do banheiro na MCTEA. O objetivo do trabalho é a proteção da saúde pública e manutenção dos ecossistemas através do uso sustentado da água.

A água reaproveitada é tratada e armazenada em um reservatório próprio que terá sua tubulação de abastecimento direcionada para descargas dos vasos sanitários da casa, limpeza de pisos, calçadas e irrigação de plantas entre outros fins. De acordo com os alunos Débora Noemi de Souza Maia e Mateus do Carmo Braga ao longo da pesquisa foi concluído que o sistema alcança uma economia no consumo mensal em valores nas contas das famílias que variou de 10 a 30% do total mensal gasto.

Quanto à viabilidade sustentável, o sistema permitiu uma economia mensal em litros de água extremamente significativa, pois direta e indiretamente acabará trazendo muitos benefícios ao meio ambiente, além de economizar água, indiretamente economiza energia, reduz a produção de esgoto sanitário e colabora na proteção dos mananciais de água com a diminuição da quantidade de esgotos que retornam a natureza, os alunos finalizaram agradecendo ao secretário Estadual de Educação, Valdo Alves, e ao governador Confúcio Moura que possibilitou a ida dos alunos até o estado do Pará representar o estado de Rondônia.

Fonte: Secom/RO

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Mega Frio Climatização

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade