Search
Close this search box.

Estudantes do ensino superior e médio concluem estágio no Iperon

Neste mês de dezembro, dez estagiários se despedem do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) após um ano de muito aprendizado, fruto da parceria que já dura três anos entre o Iperon e o Instituto Euvaldo Lodi (Iel).

No decorrer do ano de 2019, os estagiários aprenderam a dar entrada e saída em processos, auxiliar coordenadores e técnicos responsáveis por projetos, fazer planilhas de controles, dentre outras tarefas.

De acordo com Aldeci Lima, gerente do setor Financeiro do Iperon, a atuação dos estagiários é de suma importância em vários setores. “A nossa estagiária Andressa se destaca pelo interesse: ela é muito prestativa e especialmente comprometida com o trabalho. Os estagiários são de suma importância, nós somos auxiliados e ao mesmo tempo, eles são moldados de acordo com as necessidades do Instituto”, explica a gerente.

A estagiária do setor de Coordenadoria de Sistemas (Coosist), Carina Peres está se formando no ensino médio, assim como a despedida da escola, também se despede de sua função no Iperon.

“Eu aprendi muito, entrei uma pessoa e vou sair completamente diferente com aprendizado em tecnologia. Entrei bem rasa e não sabia quase nada, aqui eu aprendi muito sobre sistemas”, afirma Carina Peres, estudante.

O programa tem duração de um ano, com carga horária de 25 horas semanais, a cada ano, em média, 30 estudantes do ensino médio e superior ingressam no Instituto.

A acadêmica de Ciências Contábeis Andressa Oliveira conta que o estágio somou tanto em sua vida profissional, quanto pessoal. “Minha experiência foi de grande valia para minha vida pessoal, profissional e acadêmica, o que me proporcionou grande desenvolvimento foi o fato de trabalharmos harmoniosamente em equipe, executando as atividades de forma eficaz. Esse contato interpessoal me permitiu uma visão de mundo, e eu aprendi com cada profissional que interagi. Uma troca de experiências que me motiva muito”, declara a acadêmica.

Para as estagiárias do ensino médio, que estão no momento de escolhas em sua vida profissional, o estágio no Iperon contribuiu de alguma maneira. Lavínia Soares conta que recentemente completou 18 anos e agora pretende cursar direito. “Quero atuar no administrativo, quem sabe trabalhar um dia no Iperon. É um bom lugar para trabalhar. Como estagiária aprendi um pouco de tudo, de cada setor e achei muito interessante a questão do contato com o servidor mais antigo. Auxiliei na parte dos transpostos, certidão de tempo de contribuição e recadastramento. Vou levar a experiência, já que é a área que almejo é o administrativo, lá na frente já vou ter uma base”afirma Lavínia.

A estagiária Carina Peres diz que com o estágio fez despertar o interesse pela área de Tecnologia da Informação. “Eu não sei o que estudar ainda, estou pensando. Trabalhar aqui me influenciou muito, porque eu aprendi a gostar bastante de TI, que era algo que não conhecia. Aqui eu tive uma base, que com certeza vai ter muita influencia no meu futuro”, garante.

Após meses de trabalho e dedicação, deixam seus postos no Iperon, Andressa Oliveira, Carina Peres, João Vitor, João Pablo, Lavínia Soares, Monique Souza, Nathália Oliveira, Vagner Reateque, Valcivana Vasconcelos e Vitória Jardilene. “Desejamos a todos muito sucesso em suas vidas. Estamos orgulhosos de termos dado uma pequena colaboração para nossos aprendizes durante o convívio neste ano”, finaliza Aldeci Lima

Combate Clean Anúncie no JH Notícias