Notícias de Rondônia

INFLUENZA – Idosos lotam unidade de saúde no primeiro dia de vacinação contra gripe


Postado em 24/04/2018 às 16h01min

INFLUENZA – Idosos lotam unidade de saúde no primeiro dia de vacinação contra gripe

Pelo menos 112 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe em Porto Velho durante a campanha nacional que iniciou nesta segunda (22) nas unidades básicas de saúde da capital e encerra em junho. Os postos de saúde ficam abertos das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço.

No Maurício Bustani, onde ocorreu a abertura oficial, teve fila para vacinação – formada em sua maioria por idosos.

O senhor Miguel Barros, aposentado de 67 anos, aguardava na fila para ser imunizado. “Eu gosto de tomar logo no primeiro dia. Já é a terceira vez que recebo a vacina e não tenho nenhuma reação, ao contrário, me sinto bem por não contrair gripe,” comentou.

Para estimular a população a se vacinar, o secretário Municipal de Saúde, médico Orlando Ramires, e o adjunto, Marcus Vinicius de Oliveira, foram os primeiros a receberem a dose.

“A nossa meta é a cobertura de 90% das 112 mil pessoas recomendadas pelo Ministério da Saúde na capital”, destacou Orlando Ramires. Ele frisou a importância da vacina contra a influenza, haja vista que já foram registrados casos de óbitos em alguns estados por conta do vírus.

Grupo prioritários

Os grupos prioritários da campanha são crianças de 6 meses a menos de 5 anos de idade, gestantes, maiores de 60 anos, mulheres com até 45 dias do parto, trabalhadores da saúde e os professores das redes pública e privada.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disponibiliza a vacina em todas as unidades básicas de saúde. A vacina protege contra os três subtipos da doença (H1N1, H3N2 e Influenza B).

“A gripe é uma doença que causa um mal estar considerável, que pode inclusive evoluir em algumas pessoas para formas mais graves. A vacina é segura, eficaz e protege contra os três subtipos da doença”, informou Elizeth Gomes, gerente da Divisão de Imunização.

Fonte: Condecom



MAIS NOTÍCIAS DE Rondônia