Search
Close this search box.
Publicidade

JOER e FERA 2020 mobilizarão mais de 40 mil professores e estudantes em 350 escolas, prevê Seduc

Publicidade

Com alterações no cronograma e acréscimos de modalidades, os Jogos Estudantis Escolares (JOER) e o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA) de 2020 devem repetir ou até superar o êxito da edição de 2019.

A previsão foi apresentada hoje (12) pelo gerente de educação física, arte, cultura e esporte escolar da Secretaria Estadual de Educação, Ítalo Aguiar. Ambos serão lançados nesta quinta-feira (13), às 8h30, no L’Acordes Hotel, em Porto Velho.

Publicidade

O taekwondo este ano classificará para a etapa nacional. Além da introdução de novas modalidades paralímpicas, os jogos terão mais vagas por delegação. Atendendo a solicitação de professores, a fase olímpica adotou o cronograma de eventos por categoria e não por modalidade.

Bandas e fanfarras serão ampliadas de 35 para 50 alunos por corporação. A Seduc pretende levar os campeões estaduais para grandes eventos nacionais de arte escolar.

As duas competições são regidas atualmente por licitações, pregão eletrônico e gráficos com acompanhamento pedagógico. A Seduc trabalha no sentido de evitar a evasão e retenção do aluno.

Com apoio federal, a meta nº 6 do Plano Estadual de Educação visa promover a oferta de educação básica pública em tempo integral com atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive culturais e esportivos.

Estima-se que o tempo de permanência dos alunos na escola, ou sob sua responsabilidade, poderá ser igual ou superior a sete horas diárias durante todo o ano letivo, com dedicação exclusiva de profissionais da educação em uma única escola, incluído gratificação no vencimento base a partir da vigência do plano.

“Administrativamente, o JOER mudou, ao adotar mapas de planejamento e a inclusão das atividades ao Plano Estadual de Educação”, disse Aguiar.

O FERA 2020 oferecerá apresentações musicais (canto, grupo instrumental, banda marcial, fanfarra simples, fanfarra de percussão, banda marcial, artes visuais (fotografia, pintura, desenho e escultura), arte cênica (dança e teatro) e audiovisual (cinema, documentário, ficção e animação).

Na edição de 2019, o JOER mobilizou mais de 40 mil pessoas: 37.021 estudantes e professores nas fases interclasses em escolas estaduais; 9.452 nas fases municipais, e 9.436 nas quatro fases regionais e três fases macrorregionais.

As competições abrangem 50 municípios e sete distritos, representando 351 escolas, das quais, 232 estaduais, 54 municipais, oito federais e 57 privadas.

Da fase paralímpica em 22 municípios e um distrito participaram 542 alunos e professores de 53 escolas, das quais, 31 estaduais, duas municipais e 20 privadas. Modalidades coletivas em 28 municípios e quatro distritos representando 84 escolas, a maioria estaduais, reuniram 1.933; e 1.640 estiveram nas modalidades individuais em 44 municípios e seis distritos, totalizando 351 escolas, das quais, 177 estaduais.

Já o FERA mobilizou 2.922 estudantes e professores nas fases interclasses em escolas estaduais; 1.236 nas municipais; e 1.443 nas quatro fases regionais e três fases macrorregionais de 43 municípios, representando 143 escolas estaduais.

“Esses números serão ainda mais expressivos após a coleta de dados que ainda é feita pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)”, explicou Ítalo Aguiar.

COMO ACONTECE

O cronograma de 2020 prevê formações continuadas em educação física e arte escolar, congressos estaduais de educação física, reuniões pedagógicas, festivais dos centros de treinamento de desporto escolar da Seduc, workshop (reunião de trabalho) JOER e FERA e projetos de políticas públicas.

A Lei nº 4.239, de 27 de março de 2018, instituiu o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA), também denominado Professor Francisco Mário de Azevedo. Já o JOER foi instituído pela Lei nº 4.290, de 18 de maio de 2018 como prática de educação física e do desporto escolar nas escolas de educação básica.

São estas as modalidades no JOER 2020, categorias infantil e juvenil masculinas e femininas: basquetebol, futsal, futebol (somente para o juvenil masculino), handebol, voleibol e voleibol de futebol (na etapa modalidades individuais grupo 1).

Modalidades individuais grupo 1 (classificatória das fases municipais para a fase estadual): ciclismo, ginástica rítmica, karatê, natação, taekwondo, e luta olímpica.

Modalidades individuais grupo 2 (classificatória das fases municipais para as fases regionais/macrorregionais e das regionais/macrorregionais para a fase estadual: atletismo, badminton, judô, tênis de mesa e xadrez.

São as seguintes as modalidades individuais: atletismo, bocha, bocha convencional, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, para a faixa de 12 a 17 anos; futsal, futebol 5, futebol de sete (PC) e goalball, de 14 a 17 anos; fusal e atletismo, bocha, bocha convencional, natação e tênis de mesa, de 18 anos acima. Futebol 5 e goalball são modalidades praticadas por deficientes visuais.

FEVEREIRO
A fase interclasse do FERA começará no dia 29 de fevereiro, e a do JOER, nesse mesmo dia.

MARÇO
A formação continuada Arte Escolar nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) irá de 1º a 31 de março de 2020. De 11 a 13, em Porto Velho, haverá reunião pedagógica nos Centros de Treinamento de Desporto Escolar (CTDE).

ABRIL
Nas CREs irão de 1º a 30 de abril as fases interclasse e municipal do FERA e do JOER. No dia 25 será realizado o Festival Esportivo em Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, e Vilhena.

MAIO
Nas CREs, de 1º a 31 de maio, fase municipal do FERA. E Porto Velho, de 27 a 29. Capacitação cultural nos segmentos: artes visuais, teatro, bandas e fanfarras. E do JOER, fase municipal, de 20 a 22. Capacitação em Badminton, Handebol e Voleibol.

JUNHO
Nas CREs, de 8 a 9, fase regional do FERA no CTDE de Espigão d’Oeste; de 9 a 10, fase macrorregioal norte, em Ariquemes; 15 a 16, fase regional centro-oeste, em Ji-Paraná; 16 a 17 macrorregional do FERA em Rolim de Moura (Zona da Mata); 22 e 23, fase regional em Vilhena (Cone Sul). E do JOER, fase regional centro, em Espigão; 5 a 10, macrorregional norte, em Ariquemes; 12 a 16, fase regional centro-oeste, em Ji-Paraná; 12 a 17, fase regional centro-oeste em Ji-Paraná; 12 a 17, macrorregional em Rolim de Moura; 19 a 23, fase regional em Vilhena; 26/6 a 5/7, macrorregional metropolitana, em Porto Velho.

JULHO
De 4 a 5, FERA macrorregional metropolitana, em Porto Velho; de 5 a 6, fase regional Mamoré, em Guajará-Mirim. Do JOER, de 3 a 6, fase regional na mesma cidade.

AGOSTO
De 12 a 14, em Ji-Paraná: Congresso Estadual de Arte Escolar. De 4 a 11, em Cacoal, fase estadual do JOER na etapa modalidades coletivas. De 20 a 23, em Rolim de Moura, a Fase Estadual Paralímpica.

SETEMBRO
De 1º a 3, em Porto Velho, Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar Pólo I. CREs: Ariquemes, Buritis, Cacoal, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Machadinho do Oeste, Porto Velho. De 29 a 1º de setembro, em Cacoal, Congresso Estadual de Educação Física. De 18 a 23, em Ji-Paraná, Fase Estadual etapa modalidades individuais.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias