Siga
Técnicos da área de saúde começam na terça-feira debate sobre segurança do paciente do Hospital de Base de Porto Velho

Rondônia

Técnicos da área de saúde começam na terça debate sobre segurança do paciente do Hospital de Base de Porto Velho

Na próxima terça-feira (20), serão discutidos vários temas ligados ao Programa de Segurança do Paciente, implantado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), no Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho. Trata-se da 2ª Jornada de Segurança do Paciente, que acontecerá até a quinta-feira (22), das 8h às 16h, no auditório do

Conselho Regional de Medina de Rondônia (Cremero). As inscrições abertas.
Estão na pauta da jornada: os protocolos nacionais de segurança do paciente, enfermagem e implantação do SAE, segurança em medicamentos, sistema operacional da aviação para medicina, higiene efetiva para as mãos, entre outros procedimentos considerados importantes para a segurança do paciente.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, o objetivo da 2ª Jornada de Segurança do Paciente é proporcionar a integração de profissionais da saúde e estudantes das instituições de ensino ligadas à área, além de promover a troca de experiência, informação e conhecimento entre os profissionais de saúde das instituições públicas e privadas que possuem Núcleo de Segurança do Paciente, com técnicos de alto nível vindos de estados com vasta experiência em medicina pública.

Outra meta, já posta em prática na jornada do ano passado, é difundir os protocolos sobre segurança do paciente entre a comunidade acadêmica, conforme adiantou o secretário.

De acordo com Pimentel, o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Base trabalha em parceria com o Núcleo de Educação Permanente. Uma de suas atribuições é inserir os profissionais de saúde no processo do cuidado seguro e com qualidade, bem como, integrar a sociedade nesse processo através dos eventos interno e externo.

Deverão participar da jornada usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), membros de outras instituições de saúde, órgãos fiscalizadores, faculdades, conselhos, associações, departamentos e comissões. Pimentel destaca a participação, pelo segundo ano, do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), referência na América do Sul, com sede em São Paulo.

O QUE É O NÚCLEO

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (NSP-HBAP) foi implantado em 2014, através da Portaria 106/2014, e em cumprimento à RDC 36/ 2013 Anvisa, e é composto por uma equipe multiprofissional. Trata-se de uma instância do serviço de saúde, criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde.

Fonte: DECOM

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Mega Frio Climatização

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade