Siga

Mais em Rondônia

Rondônia

CAMPO – Em meio à conflito agrário, preço do hectare de terra em RO sobe para R$ 8 mil

A expectativa é de que o preço siga em uma trajetória de subida e fique cada vez mais complicado para um simples produtor manter ou adquirir seu lote de terra.

              

Região histórica no conflito agrário, com históricos de massacre como o de Corumbiara, o estado de Rondônia, vem crescendo economicamente de forma rápida e impressionante, mesmo inserido dentro de um cenário de crise que assola do país.

Esse crescimento, fortalecido essencialmente no potencial agrário e mineral único que estado possui, em sua grande maioria não é algo compartilhado entre a grande parte dos cidadãos rondonienses das áreas rurais e urbanas, onde a violência tomou conta dentro de um ambiente preterido pela mão do estado.

A guerra no campo vem tomando adornos cada vez mais perigosos, isso porque há cada ano vem ficando mais difícil o acesso à propriedade de um lote de terra em Rondônia, junto com o crescimento do estado, disparou o preço da terra, que praticamente quadruplicou de preço nos últimos cinco anos.

De acordo com dados cedidos pelo Banco do Brasil e apresentados em um evento de Geografia na Universidade Federal do Acre – UFAC, o preço mais recente do hectare de terra em Rondônia está avaliada em torno de R$ 8 mil, o mais caro entre os estados da região Norte.

Segundo o Prf. Dr. Manoel Calaça, do núcleo de Geografia da Universidade Federal de Goiás – UFG, esse alto valor estabelecido pela terra é fundamentalmente um dos fatores que geram esse ambiente de guerra dentro das zonas rurais, com os agricultores cada vez mais empobrecidos e os meios de produção nas mãos de poucos grupos.

A expectativa é de que o preço siga em uma trajetória de subida e fique cada vez mais complicado para um simples produtor manter ou adquirir seu lote de terra, uma problemática que precisa ser colocada em pauta pelo próximo gestor estadual.

Fonte: JH Notícias – João Paulo Prudêncio

              
Advertisement

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

SINPEF-RO - Sindicato dos Policiais Federais do Estado de Rondônia

Publicidade

Sinsepol - Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Rondônia.

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

FINAS - Studio de Pilates

Mil Contabilidade

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!