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Trilhando a História

Abertura do Rio Amazonas à navegação: O Navio a Vapor

A navegação a vapor no Rio Amazonas antecedeu o ciclo da borracha. Ante o crescente interesse dos países imperialistas (Estados Unidos, Inglaterra e França) sobre a Amazônia, o que poderia ameaçar a soberania brasileira, o governo imperial tratou de dinamizar a ocupação do Norte. Nesse sentido, resolveu integrar a região ao país através de sua incorporação ao surto de expansão dos transportes e comunicações que se operava o Sul do país. O navio a vapor foi, então, introduzido na região; entretanto, como o governo não dispunha de recursos para o investimento, concedeu à iniciativa privada o monopólio para explorar a navegação a vapor da região.

Navio a Vapor no Rio Madeira em Porto Velho

O convite foi feito a Irineu Evangelista de Sousa – Barão de Mauá – a quem foi concedido o monopólio, através da Lei 1.037, da navegação do Rio Amazonas à empresa nacional Companhia de Navegação e Transportes do Amazonas, que iniciou suas atividades operando com três navios em 1852 e, em apenas quatro anos, a receita da companhia triplicou e a frota foi ampliada para dez navios.

 
Irineu Evangelista – Barão de Mauá
Com o aumento da demanda da borracha, a lei foi anulada e o monopólio da Companhia de Mauá foi quebrado, sobretudo com a abertura do Rio Amazonas à navegação estrangeira, em dezembro de 1866, permitindo-se a introdução de outras companhias de navegação, tais como: a Companhia Fluvial Paraense e a Companhia Fluvial do Alto Amazonas, além de outras frotas particulares.
 Com isso, a navegação a vapor expandiu a rede de transportes e de comunicações na região, permitindo uma inter-relação mais ágil entre produtores e mercados consumidores mediante transporte mais rápido dos produtores extraídos.
Aleksander Palitot

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