O resultado das eleições 2022 em Rondônia trouxe um quadro político perturbador para os policiais e bombeiros militares do Estado, a falta de representantes da categoria entre os 24 deputados estaduais.
Atualmente a ALE/RO conta com dois representantes diretos da categoria na Casa de Leis estadual, o bombeiro militar Cabo Jhony Paixão e o soldado da Polícia Militar e presidente da associação das praças, Jesuíno Boabaid.
Porém, ambos os deputados não foram reeleitos, e nenhum dos outros policiais militares que pleitearam uma cadeira na ALE/RO em 2022 conseguiram seu intento, deixando uma lacuna no Legislativo a partir de 2023.
De acordo com o deputado Jesuíno Boabaid, esse encolhimento da representatividade da PM dentro do Poder Legislativo é resultado da enorme divisão nas casernas do Estado. Neste pleito, foram diversas as candidaturas, nenhuma com musculatura suficiente da própria base.
Sem um representante direto, os policiais militares perdem a força em diversas pautas de melhorias para a categoria.
Uma classe sem união, tem um governador e tinha deputado. Como diz o dito bíblico que casa dividida não fica em pé. Deus abençoe esta Polícia Militar. Infelizmente há um cenário Estadual e Nacional querendo se formar para tomar o poder. Eu não acredito em qualquer um, também não sou feliz 100% com tudo, mas acredito e vi muito trabalho feito. Sem falar que uma nuvem negra que foi a pandemia foi combatida, direcionando todos os esforços pra ela. Pensem povo de Rondônia. Não endurecam os seus corações. Abram os olhos e vejam o passado que está querendo surgir como Lobo em pele de Cordeiro.