O estado de Rondônia segue descartando no lixo doses da vacina Pfizer Baby encaminhadas pelo Governo Federal para imunizar crianças de seis meses há quatro anos de idade contra o vírus da COVID-19.
A baixa procura nos postos de vacinação vem fazendo com que os profissionais de saúde se vejam obrigados a jogarem no lixo frascos com doses da vacina que não foram aplicados porque não houve demanda.
Atualmente a cidade de Ji-Paraná vem enfrentando de forma mais severa esse problema. Das 450 doses abertas, 184 tiveram de ser descartadas.
Cada frasco vem com dez doses, depois de aberto, é estipulado um período de 24 horas para aplicação de todas as doses do frasco, caso contrário é necessário o descarte. Ou seja, o frasco é aberto para vacinar uma criança, porém as outras doses não são aplicadas por falta de procura e jogadas no lixo.
Apoiado pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP, a vacina Pfizer Baby é indicada para evitar que crianças apresentem sintomas mais fortes do vírus da COVID-19, que segue registrando infecções e mortes em todo o país.
Os pais que desejam vacinar seus filhos podem procurar o posto de saúde mais próximo de casa durante o horário de expediente.