Ao longo dos anos, o papel dos smartphones na vida das pessoas vem assumindo cada vez mais protagonismo. Os aparelhos celulares, que inicialmente serviam apenas para comunicação rápida, fazem cada vez mais parte da rotina do cidadão, facilitando tarefas do dia a dia e ganhando destaque até mesmo na realização de trabalhos e operações financeiras, como a contratação de empréstimo pessoal e o pagamento de contas.
Existem várias razões pelas quais os smartphones se tornaram tão populares. Em primeiro lugar, são dispositivos multifuncionais que já há algum tempo permitem aos usuários realizar diversas tarefas, como fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto, navegar na Internet, tirar fotos, ouvir música, jogar e assim por diante. Em segundo lugar, eles são portáteis e podem ser transportados facilmente em bolsos ou bolsas. E por fim, eles são relativamente acessíveis em comparação com outros tipos de dispositivos eletrônicos, como laptops ou tablets.
Atualmente, os smartphones podem ser utilizados para diversas funções, entre elas, localização, deslocamento através de carros por aplicativo, checar e-mails, conversar on-line e até mesmo obter notícias e informações de forma quase que instantânea. O aparelho serve como um computador pessoal portátil com um sistema operacional móvel e uma conexão de rede celular de banda larga móvel integrada para voz, SMS e comunicação de dados pela Internet e que também suportam Wi-Fi.
Com todas essas opções em vista, a tendência de ter um smartphone aumentou muito nos últimos anos e, com isso, também cresceu a dependência dos aparelhos para tarefas cotidianas, fazendo com que o celular se transformasse em uma espécie de “segundo cérebro” para o ser humano. Seja para interagir nas redes sociais ou utilizar aplicativos de bancos e fazer operações financeiras, a verdade é que as pessoas passam cada vez mais tempo olhando para a tela do celular durante o dia.
Uma pesquisa realizada pela empresa Hibou mostra que 56 % dos brasileiros, ou seja, mais da metade, afirma que não consegue ficar longe do celular por mais de uma hora. Apesar de ser um número que chama atenção, o dado chegou a atingir 79% durante a pandemia da Covid-19, uma vez que as políticas de isolamento social acabaram obrigando muitas pessoas a ficarem dentro de casa para reduzir a curva de contaminação do vírus.
O estudo aponta que 89% das pessoas que tem smartphones no Brasil utilizam o aparelho para interagir nas redes sociais, fazendo com que a atividade seja a mais popular no país. Ainda segundo a pesquisa, a utilização de aplicativos de bancos aparece em segundo lugar das atividades mais realizadas nos smartphones, com 62%, seguido dos apps de delivery de comida (45%), compras de roupas e assessórios (41%) e itens para casa (33%).
A ligação telefônica, que era a única função executada pelos primeiros celulares existentes, já é feita por menos da metade das pessoas que utilizam o aparelho. 48% dos entrevistados alegam que usam esta funcionalidade no dia a dia.
A comunicação por este meio, ao longo dos anos, deu lugar a aplicativos de mensagens instantâneas, que se tornaram extremamente populares entre os brasileiros. O WhatsApp se mostrou a principal ferramenta utilizada nos smartphones. De acordo com a pesquisa, 100% das pessoas que tem o aparelho, também utilizam o WhatsApp e em 51% dos casos o aplicativo de comunicação é utilizado também para trabalho.