Apenas dois congressistas rondonienses se manifestaram publicamente sobre as ações de invasão e depredação dos prédios do Congresso Nacional e Supremo Tribunal de Justiça – STF ocorrido neste último domingo (8) em Brasília e que culminou em mais de 200 prisões e prejuízo financeiro ainda não calculado ao Governo Federal.
O senador Confúcio Moura (MDB) e o deputado Expedito Netto, foram os únicos que repudiaram os atos de vandalismo conta as instituições da República.
“Repudio e condeno com veemência os fatos ocorridos em Brasília. Que sejam os atos apurados e punidos com o rigor da Lei, em defesa do Estado Democrático de Direito”, afirmou Confúcio Moura.
Para Expedito Netto essas ações são inaceitáveis. “É inaceitável o que estamos vivendo em Brasília. Manifestações que depredam o patrimônio pública e a própria democracia”, disse o deputado federal em Rondônia.
Mesmo declaradamente apoiador do Governo Lula, o senador Acir Gurgacz (PDT) não se manifestou. Atualmente ocupando a vagância da cadeira de Marcos Rogério (PL) que está de licença médica, o senador Samuel Araújo (PSD) também não deu qualquer declaração.
Não houver qualquer declaração emitida entre os congressistas eleitos no último pleito pelo estado de Rondônia em relação aos atos ocorridos em Brasília, todos eles, são publicamente apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.