ENTRE OS MELHORES
O cacau de Rondônia faz parte do registro de Indicação Geográfica, instituído pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A conquista atesta a procedência e qualidade do produto e coloca o Estado definitivamente na rota dos maiores produtores agrícolas do Brasil.
EXCELÊNCIA
Conhecido cientificamente pela nomenclatura de Theobroma Cacao, o cacau de Rondônia cumpriu todas as exigências requeridas pelo órgão de registro de marcas e indicação geográfica do Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
BRASIL
Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do país, atrás somente do Pará e da Bahia e conta com um parque cacaueiro de mais de oito mil hectares plantados e uma produtividade média de 748 kg/ha, em uma atividade que envolve cerca de 4,5 mil agricultores familiares.
INCENTIVOS
O governador Marcos Rocha, disse as políticas públicas para o setor estão sendo fortalecidas junto aos agricultores em sua gestão, para garantir o desenvolvimento da cadeia produtiva, melhorando em qualidade as amêndoas.
AÇÕES
O registro atribuído ao cacau é reflexo das ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia. O governador Marcos Rocha destacou medidas importantes desenvolvidas para o setor, como os Concursos de Qualidade do Cacau; distribuições de mudas por meio do programa “Plante Mais”; assistência técnica e promoção de dias de campo.
“PLANTE MAIS”
O projeto “Plante Mais” distribui mudas de clones de cacau mais produtivas e resistentes as pragas comuns à lavoura. A introdução dessa técnica triplicou a produtividade e incentivou a participação dos produtores nos concursos estaduais e nacionais.
DESTAQUE
A Prefeitura de Porto Velho é uma das finalistas do Prêmio 21 de Agosto, promovido pelo Instituto Habita para valorizar e reconhecer as melhores práticas em regularização fundiária desenvolvidas por estados e municípios brasileiros.
30 CIDADES
Na primeira seletiva do prêmio, a capital concorreu com projetos de aproximadamente 30 municípios. Posteriormente, o projeto inscrito pela Semur foi selecionado e será exposto juntamente com mais seis finalistas, e no último dia do V Congresso Brasileiro de Habitação Social, que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, o projeto Destaque receberá o prêmio 21 de Agosto.
FOCO
O evento é direcionado a agentes públicos que atuam direta ou indiretamente no setor de Regularização Fundiária e habitação social, reunindo, além do prêmio, uma extensa programação, com nove palestras e um talk show.
EQUIPE
A Semur estará presente no Congresso representada por seis servidores, diretamente envolvidos no processo de regularização fundiária de Porto Velho, desde a elaboração à execução do projeto, como explica o secretário-adjunto da pasta, Gustavo Nobre.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Até o momento, foram titulados aproximadamente de 10 mil imóveis na capital e nos distritos de Nova Califórnia, Jaci Paraná e União Bandeirantes.
6 MIL
Com a entrega de Extrema, a previsão é que a Prefeitura atinja a marca de quase 6 mil imóveis regularizados apenas nos distritos.
TEM MAIS
A meta da gestão, até o final de 2024, é regularizar também o distrito de São Carlos, o primeiro da região do baixo Madeira a ser beneficiado. O trabalho vai contemplar ainda as comunidades de Alianca, Calderita, Agrovila Rio Verde, dentre outros.
REPRESENTANDO RONDÔNIA
O artista plástico Bruno Souza, reconhecido por diversos trabalhos realizados no município, vai representar o estado na fase nacional da Expo Favela, em São Paulo.
REPRESENTANTES
A feira acontece de 1º a 3 de dezembro próximo. Assim como ele, outros nove empreendedores de Rondônia foram selecionados na Expo Favela RO, que ocorreu no início de novembro, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, na capital.
“PEÇAS”
Bruno tem bastante experiência com esculturas de pequeno e grande porte, e as inspirações vão desde lembranças artesanais até monumentos públicos.
PEÇAS 2
No currículo do artesão, que utiliza materiais como resina, argila, cerâmicas e louças para criar as obras, estão a escultura que consagra o trabalho dos ‘Soldados da Borracha’, na Praça Memorial dos Seringueiros, a estátua em homenagem ao fundador do bloco “Banda do Vai Quem Quer”, empresário Manoel Mendonça, o “Manelão”, fixada em frente ao Mercado Cultural, e vários outros trabalhos artísticos.
CARTÃO POSTAL
O artista também é responsável pelo painel de pintura em cerâmica inaugurado em maio deste ano na Praça das Três Caixas d’Água.
EXPO FAVELA
A Expo Favela Innovation é uma feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups da favela.
INTERESSADOS
O objetivo é dar visibilidade para estas iniciativas e, assim, promover um palco para este encontro com investidores que possam acelerar estes empreendimentos e gerar negócios, a partir das oportunidades que nascerão nos eventos.
PROGRAMAÇÃO
Mais do que uma feira, a Expo Favela Innovation terá́ palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas.
FRIO
Depois de uma onda intensa de calorão, com direito a temperaturas recordes em diversos estados, a previsão do tempo indica uma queda nos termômetros nesta semana, além de presença de chuvas nos próximos dias devido à passagem de uma frente fria.
ESTABILIZAÇÃO
Apesar de o calor dar uma amenizada em grande parte das cidades do país, as temperaturas vão voltar a subir já no meio da semana. A semana terá chuvas intensas em alguns estados do Norte e de tempestades nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
RISCO DE CHUVAS INTENSAS
O Inmet classificou algumas partes dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais com o grau de “perigo”. O nível de alerta prevê chuvas entre 30 e 60 mm, ventos intensos (60 a 100 km/h) e até queda de granizo.
FENÔNEMO
De acordo com o Climatempo, o país ainda vai enfrentar uma característica de “primavera-verão” em diversas regiões. Em Minas Gerais, o risco de temporal é alto devido ao ar abafado e à entrada de umidade, provocados pela frente fria.