OPERAÇÃO
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, ontem, operação para apurar crimes de corrupção cometidos no sistema penitenciário do estado.
Divulgação
JUDICIAL
Na ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além do afastamento de dois servidores públicos em Porto Velho.
PROPINA
De acordo com as investigações, policiais penais estaduais teriam recebido valores para permitir a entrada de objetos no interior de presídios locais. Também foi identificada a participação de um advogado no esquema criminoso.
EQUIPE
Os suspeitos vão responder por crimes de corrupção ativa e passiva. A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
MÚSICA
30 músicas autorais produzidas em Rondônia serão exibidas – ontem foram 15 – em um programa de rádio na segunda maior cidade da França. O programa Aquarelle du Brésil apresentou uma série especial sobre a música rondoniense, dividida em duas edições.
MÚSICA 2
O programa é voltado para a difusão da música brasileira na França e é apresentado toda terça-feira em Marselha. Aquarelle du Brésil faz parte da Rádio Galere e é exibido toda terça-feira às 11h de Porto Velho. Ou seja, 17h de Marselha.
MÚSICA 3
Na próxima terça-feira (02 de julho), irá ao ar o segundo programa com 15 músicas rondonienses. A rádio Galere pode ser ouvida ao vivo no endereço https://radiogalere.org.
REPERTÓRIO
O especial sobre música rondoniense conta com uma diversidade de gêneros musicais, mostrando a pluralidade de temas e estilos produzidos no estado. Gêneros como MPBera, samba, rap, indie, reggae, rock e MPB são apresentados.
REPERTÓRIO 2
No programa de ontem, teve som de artistas como Bado, Beradelia, Quilomboclada, Coveiros, Minhas Raízes, Caboco Rei e Nei Mura que apresentaram temas amazônicos e ribeirinhos. O rock foi representado no primeiro programa pelo poeta Rogério.
REPERTÓRIO 3
Já Gabriê, Marfiza e Yás trouxeram as vozes femininas na MPB. A rapper Negra Mary e Marcela Bonfim mostraram a luta antirracista através da música. Ainda no rap, foram exibidas as rimas de Mano André, Essência Anônima, Jhuka Andrade e Carlos Mossoró. Esse último é o idealizador dos programas sobre música rondoniense na Rádio Galere.
SEMANA QUE VEM
No programa do dia 02 de julho, o poeta Ernesto Melo trará o samba autenticamente rondoniense. Enquanto isso, jovens que fazem uma mistura de ritmos também exibirão as suas músicas, como são os casos de João Belfort, Carla Letícia e Ultimato.
O PROGRAMA
Aquarelle du Brésil é um programa liderado por Jean-Louis Dumas, um francês que já morou no Brasil e encontrou na Rádio Galere o espaço para difundir a música brasileira. A Rádio Galere tem como perfil valorizar as identidades imigrantes em Marselha, uma cidade no Sul da França que possui pessoas de diversas nacionalidades.
IDIOMA
A língua portuguesa, por exemplo, é a terceira língua mais falada como primeira língua dos moradores de Marselha, devido à intensa migração de brasileiros, portugueses e africanos de países falantes da língua portuguesa. No programa, há uma mistura de idiomas, entre o português e o francês.
ARQUIVO
Todas as edições do programa Aquarelle du Brésil (tradução de Aquarela do Brasil) ficam arquivadas na “Pequena Enciclopédia Áudio da Música Brasileira”, criada por Jean-Louis Dumas e que pode ser acessada através do link: https://archive.org/details/aquarelledubresil.
Reprodução
SANGUE
No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), a Campanha Nacional “Junho Vermelho” teve a participação de Integrantes da Santo Antônio Energia.
Divulgação
ESTRUTURA
Em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), a empresa montou uma estrutura no Núcleo Administrativo da Hidrelétrica, localizada a cerca de 7km da área urbana de Porto Velho.
VOLUNTÁRIOS
Na ação realizada na tarde da última sexta-feira (21), foram pré-cadastrados 53 Integrantes que se voluntariaram para a doação. A equipe da Fhemeron realizou a triagem com entrevista e orientação, e coletou as bolsas de sangue dos 25 voluntários que no dia estavam aptos para fazer a doação.
Divulgação
ITINERANTE
A iniciativa é conhecida como “coleta externa”, um serviço oferecido pela Fundação para atender instituições parceiras voluntárias remotamente. Cada bolsa de sangue pode atender até quatro pessoas.
NACIONAL
Segundo o Ministério da Saúde, 3% de doadores voluntários é a marca considerada adequada para atender a demanda dos bancos de sangue no país. Atualmente os doadores representam 1,7% da população brasileira.
MILAGRES DO PERÍODO ELEITORAL
A foto em destaque mostra a sessão de ontem na Câmara de Vereadores de Porto Velho, que teve presença de todos os vereadores. “Fato inédito”, comentou o leitor que enviou a foto para a coluna.