Publicidade

Resultados das provas do Saero e Avalia Porto Velho são essenciais para ajustes e melhorias na rede municipal de ensino

Provas atestam avanços na educação da capital e permitem adequações no processo pedagógico

Com o objetivo de conhecer melhor o processo de ensino e aprendizagem dos mais de 43 mil estudantes matriculados na pública municipal de ensino, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), criou, em 2017, a Prova Institucional Avalia Porto Velho. Em 2024, as provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação de Rondônia (Saero), que acontecem durante três dias, estão marcadas para a próxima segunda-feira, 11 de novembro. Na sequência, serão ministrados os testes do Avalia Porto Velho.

Publicidade

O Saero – uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – constitui um instrumento pedagógico de coleta de informações para avaliar os níveis de proficiência da aprendizagem dos estudantes atendidos na rede municipal de ensino e mais uma vez serão avaliados alunos dos 2º, 3º, 5º e 9º anos. Com base nessas informações, a Semed faz ajustes e reforça onde é mais necessário, para que haja a melhoria no processo de aprendizagem, além de oportunizar atingir ou superar as médias nacionais projetadas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Publicidade
Saero é uma ferramenta essencial utilizada pela Semed para avaliação da rede municipal de ensinoSaero é uma ferramenta essencial utilizada pela Semed para avaliação da rede municipal de ensino

Criado pelo Governo do Estado, o Saero avalia as turmas do 2º, 3º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, nos componentes curriculares língua portuguesa e matemática, nas escolas da rede municipal e estadual. O Saero é uma ferramenta essencial utilizada pela Semed para avaliação da rede municipal de ensino.

Tendo como público-alvo estudantes matriculados em turmas do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, nas escolas urbanas e rurais, o Avalia Porto Velho integra a política estabelecida pela Prefeitura de Porto Velho quanto à rede municipal de ensino desde 2017. Ano passado, por exemplo, foram avaliados 22.426 estudantes distribuídos em 1.167 turmas escolares de 110 escolas das zonas urbana e rural. Os alunos são avaliados anualmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Avalia Porto Velho tem como público-alvo estudantes do ensino fundamental
Avalia Porto Velho tem como público-alvo estudantes do ensino fundamental

Em 2023, as provas foram aplicadas em novembro para 15.493 estudantes. De acordo com a secretária, o Avalia Porto Velho diagnosticou um aumento na média a partir do 2º, 3º e 4º ano, com 78% de aproveitamento na aprendizagem. Nesta edição, Porto Velho teve sete das dez melhores escolas em termos de desempenho na avaliação do Estado, no 2º ano do ensino fundamental, comprovando os avanços educacionais que o município tem registrado nos últimos anos, fruto de investimentos, planejamento e do empenho de professores, diretores e de toda a rede pública de ensino. No 5º ano do ensino fundamental, duas escolas municipais da capital estão entre as dez melhores do Estado.

As provas foram aplicadas em novembro de 2023 para 15.493 estudantes na rede municipal, sendo 5.528 alunos do 2º ano, 5.042 alunos do 3º ano, 4.673 alunos do 5º ano e 250 alunos do 9º ano. O resultado dessa avaliação deve ser divulgado ainda no primeiro semestre de 2024. Com base nos resultados, a Semed realizou uma devolutiva pautada em orientações metodológicas para os professores e gestores com vistas à recomposição da aprendizagem voltada aos alunos avaliados que demonstraram mais necessidades.

No 2º ano do ensino fundamental, as sete escolas com melhor desempenho entre as dez melhores do Estado foram as Escolas Municipais Antônio Ferreira da Silva, Senador Darcy Ribeiro, São Pedro, Tucumã, Professor Pedro Tavares Batalha, Guadalupe e Voo da Juriti. Já no 5º ano do ensino fundamental, as duas escolas municipais de Porto Velho, com melhor desempenho entre as dez melhores do Estado, foram a Auta de Souza e Padre Geovani Mendes.