Morosidade do governo torna ainda mais difícil a vida de pacientes com câncer

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Publicidade

“BRIGA”

Publicidade

Quando o governo empurra com a barriga o que precisa de ação imediata, a pressão política e popular é necessária para destravar a questão.

REGULAMENTAÇÃO

Na audiência da Comissão Especial de Combate ao Câncer, na Câmara dos Deputados, nesta semana, a deputada federal Sílvia Cristina defendeu que o Ministério da Saúde regulamente a lei 14.758.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

TEOR

A Lei estabelece a política nacional de prevenção e controle do câncer no âmbito do SUS, além do programa nacional de navegação da pessoa com diagnóstico de câncer.

PARA TODOS

Sílvia disse a regulamentação da Lei vai garantir a universalização da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento.

CRONOGRAMA

Com isso, será possível estabelecer um protocolo igual em Rondônia ou em São Paulo, ou em qualquer outro lugar garante a deputada.

NÚMEROS

Sílvia Cristina diz que as atualizações de pacientes são assustadoras. Os dados mostram que são diagnosticados 1.929 novos casos de câncer diariamente no Brasil.

ÓBITOS

O número de mortes em decorrência do câncer, chega a 656 pessoas por dia. Uma pessoa a cada dois minutos.

MELHORA

A deputada enfatiza que o câncer tem tratamento e as ações que são debatidas na Câmara dos Deputados são para levar a cura às pessoas.

EFICIÊNCIA

Sílvia afirma que é possível oferecer saúde pública de qualidade, utilizando como exemplo o Centro de Reabilitação Dream da Amazônia.

EFICIÊNCIA 2

Importante dizer que graças ao esforço de Sílvia Cristina como parlamentar, destinando recursos para obras, equipamentos e custeio, o Centro está em pleno funcionamento, em Porto Velho, atendendo pacientes de todo o Estado.

POSITIVO

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e a Energisa Rondônia têm alcançado resultados expressivos na resolução de conflitos trabalhistas de modo consensual.

PARCERIA

As conciliações são resultados de Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre as partes. A iniciativa visa aumentar o número de acordos em processos trabalhistas, em concordância com a Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ou seja, que busca diminuir o número de processos parados há muito tempo.

ENERGISA

Entre os acordos de conciliação realizados no TRT-14, a Energisa foi responsável por 238 audiências. Destas, 94 foram homologados, alcançando um montante de R$19.696.183,20.

BOM PARA TODOS

O resultado significativo demonstra o compromisso de ambas as partes em buscar soluções pacíficas para os conflitos trabalhistas.

CONCILIAÇÃO

A conciliação tem se mostrado uma ferramenta eficaz que reduz o tempo de tramitação dos processos, reduz custos e ainda contribuiu para um ambiente de diálogo e respeito entre as partes, facilitando a resolução de conflitos futuros.

LEITURA

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica está comemorando um avanço significativo com o projeto “Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica – Espaços Aconchegantes e Biblioteca Renovada”.

 Foto: Assessoria 

 foto: Assessoria LEITURA 2

A iniciativa tem como propósito transformar o espaço em um ambiente ainda mais acolhedor, incentivando o hábito da leitura e fortalecendo o papel social da biblioteca na comunidade.

LEITURA 3

O projeto recebeu recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV). Graças ao investimento, foi possível renovar o acervo da biblioteca com a aquisição de mais de 100 novos livros, abrangendo literatura brasileira, romances, literatura infantojuvenil, entre outros.

AMANHÃ

A inauguração oficial do novo espaço será nesta sexta-feira (7), a partir das 19h, com a presença de escritores e leitores da cidade. A biblioteca está localizada na Rua 10309, nº 4240, no Bairro Barão do Melgaço 3, em Vilhena.

ORAÇÃO

Estive participando com os amigos Manoel Veríssimo e Juacy Loura, do Café com Oração, realizado no Escritório Loura Junior e Ferreira Neto.

ORAÇÃO 2

O palestrante foi o pastor Sebastião Calegari, da Igreja Wesleyana, da Rio Janeiro. Foi um momento de reflexão e oração que, sem dúvida, nos ajuda a sermos pessoas melhores. Muito agradecido pelo convite.