Na última quarta-feira (10), a câmara dos deputados aprovou a urgência para a votação do Projeto de Lei (PL) 1.579/2025, que garante o direito ao vale-refeição para os entregadores de aplicativos.
A proposta, que assegura o vale-refeição de pelo menos R$ 20 para cada quatro horas ininterruptas ou seis horas intercaladas de trabalho, obteve 300 votos favoráveis e 99 contrários.
Entre os votos contrários à urgência, destaca-se o do deputado federal Maurício Carvalho (UB-RO), que demonstrando total falta de empatia com essa categoria, que tem pressa na aprovação da Lei, se posicionou contra a aceleração do projeto.
Sua atitude levanta questões sobre sua visão a respeito dos direitos trabalhistas dos entregadores de aplicativos, uma categoria que, segundo estudos, enfrenta jornadas exaustivas e condições precárias de trabalho.
Com a aprovação da urgência, o projeto pode ser discutido diretamente no plenário da Câmara, sem passar pelas comissões. Isso acelera a tramitação da proposta e aproxima a possibilidade de seu impacto nas condições de trabalho dos entregadores.