Veiculada amplamente nos grandes jornais e meios de comunicação dentro do estado de Rondônia, uma pesquisa de intenção de voto registrada sob o número de identificação: RO-06627/2018, na Justiça Eleitoral, mostrou uma perspectiva no mínimo curiosa para o futuro do estado, nela se ficou constado que os mesmos nomes, velhos políticos conhecidos, condenados e suspeitos, lideram a corrida ao Senado e Governo.
De acordo com a pesquisa, no primeiro lugar das intenções de voto coletadas entre os dias 07 e 11 de junho de 2018 ao governo de Rondônia está Ivo Cassol (PP), Senador recentemente condenado por crimes contra o erário, apenas não foi preso por ter sua pena revertida para a prestação de serviço comunitário.
Já para o Senado, lideram a corrida os candidatos do PMDB, o ex-governador Confúcio Moura, alvo de investigações, denuncias e operações da Polícia Federal durante seu mandato, e o senador Valdir Raupp, acusado de ter transformado propina em doação de campanha pela força tarefa que compõe a operação Lava Jato, além do ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, e do ex-Senador cassado, Expedito Júnior.
Estado onde foi preso o primeiro deputado federal e alvo de dezenas de operações da Polícia Federal em combate a corrupção, o estado de Rondônia terá nas mãos do seu eleitorado a definição de seu rumo político, já que em 2018 acaba um ciclo de oito anos de exercício de mandato de um mesmo governador e dois senadores.
Caso o quadro da pesquisa se confirme ao final do pleito, ficará constatado que os protestos e ações de indignação contra escândalos políticos, muito implícito nas redes sociais e com diversas ações nas ruas, não se transferem para a momento do voto. Resta saber se de fato haverá mudança ou os rondonienses querem mais do mesmo.
Fonte: JH Notícias