Publicidade

Cerimônia marca a formação de 21 novos cinotécnicos em Rondônia

Formandos, familiares, militares, autoridades, convidados e também os proprietários dos cães que participaram do III Curso de Extensão em Cinotecnia estiveram reunidos no início da tarde de sexta-feira (20) para a cerimônia de formatura, realizada na sede do Canil Central da Polícia Militar do Estado de Rondônia, no 4º Batalhão, em Cacoal. Publicidade Na cerimônia, ... Leia mais

Por

Secom

Formandos, familiares, militares, autoridades, convidados e também os proprietários dos cães que participaram do III Curso de Extensão em Cinotecnia estiveram reunidos no início da tarde de sexta-feira (20) para a cerimônia de formatura, realizada na sede do Canil Central da Polícia Militar do Estado de Rondônia, no 4º Batalhão, em Cacoal.

Publicidade

Na cerimônia, 21 novos cinotécnicos concluíram com êxito a formação. Durante 47 dias, todos eles aprenderam e aperfeiçoaram as técnicas de manejo do cão e estão aptos a conduzirem os animais na atividade policial. “Vocês tiveram uma oportunidade e souberam aproveitá-la da melhor forma possível. A Polícia Militar se sente honrada e sabe que agora vocês terão grandes missões nos canis das instituições em que atuam, pelo estado de Rondônia, podendo compartilhar o conhecimento, ministrando instruções a outros profissionais”, disse o coronel PM Alexandre Luis de Freitas Almeida, chefe do Estado Maior Geral, aos formandos do curso, entre eles, 19 policiais militares, um bombeiro militar e um policial rodoviário federal.

ESPECIALIZAÇÃO

Coronel Almeida enfatizou, ainda, o compromisso da Polícia Militar, em relação aos cursos de formação e especialização. “Nos orgulha encerrar o ano com mais esta atividade, que é o curso de Cinotecnia. A tônica mundial hoje é saber cada vez mais sobre cada vez menos, ou seja, focar na especialização profissional e é isso que a Polícia Militar está fazendo aqui hoje, especializando os senhores em prol de um trabalho de excelência”, reforçou.

Também em relação aos investimentos feitos pela Polícia Militar, o coronel PM Vet Anderson Teixeira de Carvalho destacou o curso de Cinotecnia. “Estamos começando uma nova história. O último curso de Cinotecnia foi realizado há 10 anos, mas a partir de agora essa formação será anual. Já temos cursos previstos para 2020 e 2021”, adiantou o coronel PM Vet Anderson.

O curso garante a formação de um profissional altamente especializado no manejo e adestramento do cão em prol da segurança pública. Primeiro colocado no III Curso de Extensão em Cinotecnia, o capitão PM Rodrigo Silva Nunes, ressaltou a importância da formação recebida. “O curso de Cinotecnia é importante em diversos aspectos. Os aspectos profissionais, no que diz respeito à criminalidade e também na parte de tratamento e assistência com animais, através dos projetos sociais da Polícia Militar. Do ponto de vista do emprego policial do cão, em relação à busca de entorpecentes, os animais cobrem a nossa lacuna de efetivo. Um cão faz o serviço de quatro ou cinco homens, ele busca aquilo que, aos olhos dos homens, está escondido. O cão consegue fazer uma identificação, a detecção de odores de uma maneira que homem nenhum consegue”, finalizou.

Publicidade
Publicidade