Publicidade

Como ajudar um dependente químico?

O processo de tratamento de um dependente químico pode ser extremamente doloroso, tanto para o usuário quanto para a sua família. Veja como é possível ajudar.

Por

Assessoria

Como ajudar um dependente químico?

Publicidade

Lidar com a dependência química e o processo de tratamento para dependente químico não é uma tarefa fácil, tanto para o dependente químico, quanto para a família e amigos mais próximos.

O grande objetivo dos amigos e familiares é prestar apoio e ajudar o dependente, mas no geral, as pessoas possuem muitas dúvidas de qual a maneira correta de ajudar nesse momento tão difícil e doloroso.

Confira a seguir formas de ajudar um dependente químico:

1. Entenda a dependência como uma doença

Antes de mais nada, é importante entender que a dependência química é uma doença física e mental. Por trás de toda dependência, existe um conflito psicológico relacionado a traumas anteriores ou alguma doença psiquiátrica, é fundamental primeiramente entender isso.

A utilização frequente de substâncias químicas causa impacto nas conexões cerebrais, fazendo com que o dependente perca a capacidade de realizar escolhas, passando a encontrar na droga uma forma de fugir dos problemas.

2. Evite julgamentos

Depois de entender a dependência química como uma doença, é fundamental realizar uma pesquisa profunda sobre os impactos causados pela droga no organismo e na vida do dependente.

Dessa forma, você terá todo o embasamento necessário para abordar o dependente com calma, clareza e sem realizar julgamentos acerca da dependência.

É extremamente comum que o dependente não reconheça a situação que está, e dependendo das palavras que forem usadas o quadro pode ser agravado, mostre as suas preocupações sem fazer com que a pessoa se sinta acuada ou culpada pelo que está acontecendo.

Ofereça ajuda e apoio

Algumas pessoas possuem muita dificuldade em pedir ajuda, por mais que estejam precisando muito.

Nos casos dos dependentes químicos, isso é muito comum, não são todos que se mostram dispostos a procurar por uma clínica de internação, e é papel dos amigos e familiares oferecer apoio e a ajuda necessária.

Tenha calma ao incentivá-lo a procurar por ajuda, opte sempre por palavras de apoio, conforto e empatia, faça o dependente se sentir acolhido e não julgado. Esse é o momento ideal para estreitar os laços familiares ou de amizade, que serão extremamente importantes durante o tratamento.

Procure por clínicas de recuperação

Após observar o comportamento do dependente e identificar o nível de dependência, o melhor é procurar por uma clínica de recuperação e reabilitação, para que os profissionais especializados possam oferecer suporte e o apoio necessário para o dependente e seus familiares.

 

 

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.