Há algum tempo, com a popularização dos celulares, muitas pessoas chegaram a dizer que a televisão se tornaria um item obsoleto. No entanto, o mercado soube se adaptar e ela continua sendo um dos principais eletrodomésticos que as pessoas querem ter dentro de casa. Mas não basta ser apenas um TV padrão, ela tem que ter alguma tecnologia a mais. Por isso, vamos ensinar o que você precisa entender para comprar a smart TV perfeita.
Não importa se você vai apenas assistir filmes, séries, canais no YouTube ou acompanhar jogos e ver suas novelas prediletas. A smart TV se tornou acessível e pode compor os equipamentos da maior parte dos lares brasileiros, já que um aparelho televisor não é mais apenas um item de luxo que poucos apresentam condições de ter na sala, no quarto, cozinha ou onde quer que seja.
Você deve levar em conta o tamanho ideal da sua smart TV
A primeira coisa que você deve ter em mente na hora de escolher sua nova smart TV diz respeito ao tamanho dela. Isso quer dizer que você precisa entender qual é a dimensão mais adequada para acompanhar as produções que deseja assistir. Para isso, vamos recorrer ao que os principais analistas recomendam. O ideal é ter uma tela em torno de 40 polegadas.
Smart TVs menores podem deixar a desejar, principalmente se a distância entre o assento e o televisor for grande. Da mesma forma, não precisa utilizar uma tela superior a 50 polegadas, a não ser que queira instalar o equipamento na área externa da casa e chamar várias pessoas para assistir junto com você.
Tipo de tela: qual é o melhor
Hoje existem, basicamente, 7 tipos de telas para sua TV: LCD, LED, OLED, QLED, NanoCell, Neo QLED ou QNED. Para ter um bom custo-benefício, a dica fica para encontrar aparelhos com a tecnologia NanoCell, já que o LCD e o LED são os equipamentos mais antigos e com menos qualidade que os demais. As telas de NanoCell têm mais definição, contraste e ajustes possíveis.
Além disso, você pode optar pela capacidade de resolução das imagens, como HD, Full HD, 4K e 8K. Telas HD são as mais modestas e com baixa definição, enquanto as de 4K se mostram as mais recomendadas de todas, pelo custo e pela qualidade. Vale destacar que a maior parte das plataformas ainda não oferece 8K com tanta facilidade.
Por fim, saiba que a melhor configuração de áudio é a que vem com Dolby Atmos. Se as configurações da TV contarem com essa descrição, pode ter certeza de que o som será ótimo e vai surpreender quem quer que seja pela fidelização com o áudio original da produção.
Sabendo disso, você pode correr para a loja e adquirir a smart TV perfeita para acompanhar os jogos da Copa do Mundo, assistir Netflix ou fazer o que bem entender com sua nova tela de exibição.
Lembre-se sempre de procurar sites confiáveis ou lojas com preços acessíveis para comprar seus equipamentos eletrônicos.