Um novo concurso Ministério da Saúde foi autorizado nesta terça-feira (26/05). De acordo com a portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo secretário especial de desburocratização, gestão e governo digital do Ministério da Economia, Paulo Spencer Uebel, e pelo ministro da saúde substituto, Eduardo Pazuello, a seleção será para o preenchimento de 5.158 vagas em caráter temporário, sendo 2.360 para cargos com exigência de ensino médio e 2.798 para nível superior.
As remunerações iniciais ainda deverão ser confirmadas, mas a expectativa é de que o edital de abertura de inscrições seja divulgado já no decorrer dos próximos dias, uma vez que a autorização prevê o início das contratações ainda para maio. Os interessados devem ficar de sobreaviso.
No caso de ensino médio, o aval é para os cargos de técnico de enfermagem (2.259 vagas) e técnico de laboratório (101)
Vagas
Para nível superior, as oportunidades serão para médico intensivista (192), enfermeiro intensivista (100), fisioterapeuta intensivista (60), médico – unidade aberta (606), médico – UBS (18), enfermeiro – unidade aberta (698), fisioterapeuta – unidade aberta (684), farmacêutico – unidade aberta (102), nutricionista – unidade aberta (57), biomédico – unidade aberta (61), fonoaudiólogo – unidade aberta (120) e psicólogo – unidade aberta (100).
A autorização não especifica as regiões para as quais os postos serão destinados, o que deverá ser indicado no edital de abertura de inscrições. Apenas indica que serão para todas as cidades do país que necessitam de profissionais para o combate ao Covid-19.