A Copa Libertadores da América contará com pelo menos um time brasileiro na final desta temporada, já que Fluminense e Internacional se enfrentarão nas semifinais. O primeiro jogo está agendado para esta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, enquanto o jogo de volta acontecerá na quarta-feira seguinte, às 21h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
A equipe que vencer no placar agregado avançará para a final, e em caso de empate, a decisão da vaga será determinada por pênaltis. O adversário na final sairá do confronto entre Palmeiras e Boca Juniors, cujo primeiro jogo ocorrerá na quinta-feira, às 21h30, na La Bombonera, em Buenos Aires, na Argentina.
O Fluminense conseguiu a liderança do Grupo D na fase de grupos, mesmo enfrentando o River Plate e não vencendo os últimos três jogos. Nas eliminatórias, o time carioca passou pelo Argentinos Juniors e pelo Olimpia. Contra os argentinos, empatou o primeiro jogo em 1 a 1 e venceu o segundo por 2 a 0. Enquanto isso, contra o Olimpia, avançou com duas vitórias: 2 a 0 em casa e 3 a 1 fora.
O Fluminense se destaca pelo desempenho em casa na competição, com quatro vitórias e um empate em cinco jogos. Além disso, no Campeonato Brasileiro, o time ocupa a quinta posição com 41 pontos.
No entanto, o treinador Fernando Diniz enfrenta uma incerteza em relação à condição do meia Paulo Henrique Ganso, que vem sofrendo com dores no joelho. Caso ele esteja apto, será titular, o que repetirá a escalação que derrotou o River Plate por 5 a 1 na fase de grupos.
O Internacional, por sua vez, liderou o Grupo B na fase de grupos com 12 pontos, sem sofrer derrotas. Nos playoffs, o time surpreendeu ao eliminar o River Plate e, em seguida, derrotou o Bolívar, da Bolívia. Contra os argentinos, perdeu o primeiro jogo por 2 a 1, mas igualou o placar em casa e venceu por 9 a 8 nos pênaltis. Enfrentando o Bolívar na altitude de La Paz, venceu por 1 a 0 e fez 2 a 0 em casa.
O retrospecto do Internacional como visitante na competição tem duas vitórias, dois empates e uma derrota em cinco jogos. No entanto, o time se concentrou na Libertadores e está em uma modesta 13ª posição no Campeonato Brasileiro, com 29 pontos.
O técnico Eduardo Coudet não deve fazer mudanças significativas na equipe, mas contará com retornos importantes, incluindo Vitão e Johnny, que retornam de lesões. O espanhol Hugo Mallo será uma novidade na lateral-direita, com características defensivas para enfrentar Marcelo e Keno, jogadores adversários do lado esquerdo.
Coudet elogiou Fernando Diniz e o Fluminense, prevendo um grande confronto. “O Fluminense é uma equipe excelente que tem mostrado boas performances. Seu treinador está há bastante tempo com uma ideia clara. É uma ideia que eu gosto e admiro. Estou sempre consultando Lucho (González), que foi treinado por ele, para ver se podemos pegar alguma coisa. Com certeza será um grande confronto.”