O ex-policial militar de Rondônia, Silvio Sanddi Lazari Pinto, fugiu na última terça-feira (25) do Núcleo Prisional da Polícia Militar do Amazonas (NPPM), localizado na Zona Norte de Manaus. Esta não é a primeira fuga do ex-militar, que já havia escapado de um presídio militar em Mato Grosso em 2021.
Silvio estava preso por homicídio e porte ilegal de arma de fogo, além de responder por diversos outros crimes. Ele foi transferido para a unidade prisional de Manaus justamente por conta do histórico de fuga, mas conseguiu escapar novamente. A Polícia Militar do Amazonas ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Reincidente em fugas e condenado por crimes graves
A primeira fuga de Silvio ocorreu em 28 de junho de 2021, quando ele conseguiu serrar as grades do presídio militar de Santo Antônio de Leverger, em Mato Grosso. Na época, ele cumpria uma pena de 10 anos e seis meses e tinha progressão de regime prevista para agosto de 2022.
Além de homicídio e porte ilegal de arma, Silvio acumula uma condenação de 54 anos de prisão por crimes como roubo qualificado, extorsão com restrição de liberdade da vítima e ameaça. Ele foi preso em Pontes de Lacerda (MT) e, na ocasião, resistiu à prisão e tentou desarmar os policiais.
Agora foragido, as autoridades devem intensificar as buscas para recapturá-lo. A fuga levanta questionamentos sobre a segurança nas prisões militares e a eficácia das transferências de detentos considerados de alta periculosidade.