Publicidade

MAIS DE R$ 60 MILHÕES – PRF prende empresário rondoniense em ação que resulta na maior apreensão de ouro do país

Após ser conduzido à Polícia Federal, ele permaneceu em silêncio, sem fornecer mais informações

Na manhã de segunda-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma apreensão histórica em Boa Vista, Roraima, ao localizar 104 kg de ouro em barras escondidas em uma caminhonete Hilux 2024. O empresário Bruno Mendes de Jesus, de 30 anos, natural de Rondônia, foi preso em flagrante. O valor do ouro apreendido, de acordo com a cotação atual do Banco Central, é estimado em R$ 61 milhões.

Bruno, que é proprietário de uma empresa de artigos de vestuário e acessórios, foi abordado pela PRF por volta de meio-dia, enquanto trafegava na BR-401, na altura da ponte dos Macuxis. Ele estava acompanhado pela esposa e pelo filho de 9 meses. Durante a abordagem, os agentes perceberam sinais de nervosismo no motorista, o que despertou suspeitas. A documentação apresentada por Bruno continha inconsistências, o que levou os policiais a realizar uma inspeção minuciosa no veículo.

A busca detalhada revelou que as barras de ouro estavam ocultas em fundo falso no painel da caminhonete e em outros compartimentos, como o porta-objetos. A carga de 104 kg foi considerada a maior apreensão de ouro já realizada pela PRF no país.

Durante a abordagem, Bruno alegou ser fiscal de obras e disse ter saído de Manaus para verificar uma construção, mas não soube informar detalhes como o nome ou o endereço do projeto. Após ser conduzido à Polícia Federal, ele permaneceu em silêncio, sem fornecer mais informações. O empresário estava acompanhado de dois advogados desde o momento da abordagem até o procedimento na PF.

A PRF, que tem monitorado rotas de tráfico de ouro na região, já suspeitava de atividades ilícitas envolvendo veículos como o de Bruno. Agentes destacaram que é comum o uso de compartimentos falsos em carros para esconder contrabando e que, apesar de os veículos estarem frequentemente em rotas mapeadas, o trabalho de patrulhamento contínuo tem sido eficaz para identificar comportamentos suspeitos.

“Esses veículos geralmente fazem parte de rotas já mapeadas, mas a PRF está sempre patrulhando e utilizando técnicas policiais para identificar comportamentos suspeitos. Foi o caso dessa abordagem”, explicou um dos agentes da PRF.

A apreensão de 104 kg de ouro superou a segunda maior apreensão registrada no estado, que ocorreu em junho de 2024, quando 21 kg de ouro ilegal foram apreendidos em uma operação similar.

O ouro apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal, onde continuará sendo investigado para identificar sua origem e destino. Ainda não se sabe se o material foi extraído ilegalmente de garimpos ou se tinha como destino outro local. A caminhonete, uma Hilux 2024, não estava registrada em nome de Bruno, e a PRF não revelou a quem pertence o veículo.

A prisão do empresário e a apreensão do ouro destacam a crescente atuação das autoridades no combate ao tráfico de metais preciosos e outros crimes relacionados à exploração ilegal de recursos naturais, especialmente em regiões de fronteira como Roraima. As investigações seguem em andamento para desmantelar toda a rede envolvida no crime.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.