Search
Close this search box.

Assembleia Legislativa inaugura salão permanente de exposições, voltado à cultura rondoniense

Como parte das comemorações dos 36 anos da promulgação da primeira Constituição de Rondônia, que conta com eventos durante toda a semana, a Assembleia Legislativa inaugurou na manhã desta quarta-feira (07) o Salão de Exposições no 2º piso da Casa de Leis, um espaço aberto para a cultura rondoniense.

O presidente da Casa, Laerte Gomes (PSDB) comandou a solenidade, que contou com as presenças dos deputados Ismael Crispin (PSB), Dr. Neidson (PMN), Lazinho da Fetagro (PT), Luizinho Goebel (PV), Chiquinho da Emater (PSB), Ezequiel Neiva (PTB) e Edson Martins (PMDB). O ex-presidente da Constituinte, José Bianco e os ex-deputados Ezequiel Junior e Só Na Bença também estiveram presentes.

As artistas Rita Queiroz, Ângela Schilling, Rosita e Patrícia Fran, que está com exposição inaugural no Salão, participaram da solenidade; além do historiador Anísio Gorayeb, do juiz do Trabalho de Ji-Paraná, Antônio Carlos Chagas, entre outras autoridades. A Orquestra Villa Lobos fez uma breve apresentação.

“A cultura de Rondônia, daqui para a frente, tem o seu lugar, o seu espaço. Isso é de vocês! Pode ter certeza disso. Vocês terão todo o apoio desta Casa, que respeita a cultura e reconhece o talento e o trabalho importante dos artistas para o nosso Estado”, disse Laerte, no ato de inauguração.

Para Laerte, “as pessoas imaginam que só se faz o Estado com prédios, estradas e obras. Isso é importante, mas também se faz um Estado com cultura, com respeito à sua história. Sem cultura, não tem vida, não tem alma. Esse espaço, os artistas poderão dizer, em alto e bom tom, que é o espaço da cultura de Rondônia”.

O deputado Crispin, 1º secretário da Mesa Diretora, nomeado presidente da comissão especial da comemoração dos 36 anos da Primeira Constituição Estadual de Rondônia, pontuou que é mais um fato histórico.

“A Assembleia abre para a cultura as suas portas. Vamos trazer o que de melhor Rondônia tem, num espaço permanente para exposição e apreciação dos trabalhos dos nossos artistas, sendo um marco histórico do nosso Parlamento”, completou.

Laerte e Crispin, novamente, destacaram o empenho de todos os servidores para a realização das atividades comemorativas.

A artista plástica Patrícia Fran ressaltou que os artistas ganham um novo espaço permanente de exposições, onde podem mostrar seus trabalhos e a população apreciá-los. “Rondônia e a região Norte só têm a ganhar com essa iniciativa da Assembleia”.

 

Exposições 

Além dos trabalhos de Patrícia Fran, o Salão recebeu um vasto acervo de documentação histórica da Constituinte e do início dos trabalhos da Assembleia Legislativa, com recortes de jornais da época, fotografias, a primeira Constituição, assinada pelos deputados constituintes, entre outros.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia também apresenta a exposição “Mulher em Evidência – Rondônia 37 anos”, destacando a participação feminina nas diversas instâncias de poder.

Texto: Eranildo Costa Luna-Decom-ALE/RO

Fotos: José Hilde e Marcos Figueira-Decom-ALE/RO

Combate Clean Anúncie no JH Notícias