Publicidade

Auditoria aponta falha na igualdade de gênero dentro do Tribunal de Justiça de Rondônia

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

REGULAÇÃO

Apesar de já adotar ações de equidade de gênero e aumento da participação feminina em cargos estratégicos no Tribunal de Justiça de Rondônia, a instituição tem que regulamentar.

Publicidade

REGULAÇÃO 2

A  conclusão é do  Grupo de Trabalho da Participação Feminina, ao verificar  os resultados de um estudo feito pela própria auditoria do TJRO com relação ao  tema. O objetivo é tornar igualitária a representações de gênero.

Divulgação

REGULAÇÃO 3 

Entre os pontos apresentados pela auditoria  estão implementação de regras para ascensão de magistradas ao segundo grau de jurisdição; aumento da participação de mulheres em cargos de liderança, bancas de concurso, e comissões; construção de um banco de talentos do Poder Judiciário, tanto para citação em trabalhos quanto para participação em eventos ou formações.

REGULAÇÃO 4

Uma das iniciativas sugeridas é a verificação junto ao banco de formadores da Emeron, para a inclusão de um filtro voltado apenas para as mulheres.

CONTRÁRIO DO OPOSTO DO INVERTIDO

O  governo de Rondônia anunciou ter adotado medidas  para fortalecer o setor turístico, entre elas  está a capacitação de mão de obra.

CURSO

Para isso,  o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com inscrições abertas até segunda-feira (30), com mais dois cursos remotos na área.

Foto: IDEP

PROCEDIMENTO

Para se inscrever, o candidato deve acessar o link, disponibilizado no site da instituição de ensino https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-remotos-inscricoes-ate-30-9/

DINÂMICA

No cronograma, os cursos vão abordar entre outros temas, o lazer como necessidade humana fundamental e uma dimensão da cultura. As aulas apresentam abordagens teóricas e práticas, destacando a importância do lazer na vida cotidiana e suas implicações sociais e culturais.

OBJETIVO

A capacitação profissional na área do turismo visa manter o ritmo de crescimento da atividade turística no estado.

Foto: Governo de Rondônia 

PONTUAIS

O governo afirma que Rondônia tem se destacado no mercado turístico nacional e internacional, em atividades como  pesca esportiva, turismo rural, de negócios, ecoturismo, etnoturismo e gastronomia.

OPINIÃO

O discurso pronto é uma maravilha. Para não ficar só na lenga-lenga, o Estado poderia mostrar os bons exemplos que estão dando certo.

Divulgação

OPINIÃO 2

Certeza eu tenho que ao falar sobre turismo, o governo não inclui o Real Forte Príncipe da Beira. Jogado às traças pelo Estado, que só se mantém em pé graças ao empenho do Exército e que tem sua estória espalhada para o Brasil graças a generosidade de dois quilombolas que, aparentemente, o Estado nem sabe que existem.

 

VISITA

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) esteve fazendo  visita técnica à base montada na Estação Ecológica Soldado da Borracha, entre Cujubim e Porto Velho.

EQUIPES

A base montada na Estação Ecológica, como desdobramento da Operação Temporã – Fase II, abriga equipes responsáveis pelo combate direto às queimadas e reforça a fiscalização na área.

Divulgação

PREVENÇÃO

A operação busca prevenir novas destruições ambientais, enfrentando de forma integrada o problema dos incêndios criminosos.

BOLSONARO 

O ex-presidente Jair Bolsonaro continua sendo um popstar em Rondônia. Ao visitar o estado para apoiar candidaturas do PL a prefeito, Bolsonaro arrastou bastante gente por onde passou.

Foto: News Rondônia 

BOLSONARO 2

O mais curioso nisso é que mesmo com toda essa popularidade do ex-presidente, e sendo sabedor da força dele em Rondônia, o PL preferiu ser coadjuvante nas eleições municipais no Estado,  em vez de protagonista.

COMEÇOU A VALER

Já está em vigor a Lei estadual nº 5.882, de autoria do Ex-deputado estadual  Jesuino Boabaid (PSD), que dispõe sobre o serviço de transporte de passageiros por aplicativo prestado por motocicletas, no âmbito do Estado de Rondônia.

LEGALIDADE

A legislação dispõe que qualquer aplicativo eletrônico de transporte de passageiros poderá oferecer o serviço prestado por motocicletas em todo o Estado de Rondônia, exigindo-se do motorista a Carteira Nacional de Habilitação – CNH válida, na categoria apropriada, bem como outros requisitos impostos pela Lei Federal.

DEMANDA

O projeto começou  com a liberação do serviço  de passageiros por aplicativo prestado por motocicletas, por meio de um mandado de segurança emitido pela Associação em Defesa dos Direitos e Garantias do Povo de Rondônia (Adoro), entidade presidida por Boabaid, que garantiu a época, em Porto Velho, os trabalhadores trabalhassem de forma tranquila e sem perseguição.

OPINIÃO

Correta a iniciativa do deputado Jesuíno. Com a Lei termina essa conversa  de “ clandestinidade” no setor. O que ainda não me parece muito claro, são as responsabilidades das plataformas.

OPINIÃO 2

Até que ponto elas respondem solidariamente por eventuais acidentes ou danos físicos e materiais  a terceiros, que venham a ser provocados em acidentes por negligência de condutores.

Anúncie no JH Notícias