Nesta semana, o promotor da defesa da probidade do Ministério Público de Rondônia – MP/RO, Geraldo Henrique Ramos Guimarães, decidiu interferir diretamente no “palanque político” montado em cima do Hospital do Amor em Rondônia pela deputada federal Silvia Cristina (PL-RO).
Há vários meses a deputada vem utilizando da imagem da instituição, que goza de enorme prestígio no Estado por conta do serviço prestado à população da região, para se promover politicamente.
Encaminhando emendas parlamentares para o Hospital do Amor, que funciona através de recursos privado e de parcerias com o Governo, a deputada Silvia Cristina agia como se fosse a “dona da casa” recepcionando autoridades em visita ao hospital, enviando convites para eventos no local, entre uma série de ações que visavam associar a sua imagem à instituição de saúde.
Durante as obras de ampliação da estrutura do hospital, a deputada rondoniense apresentou o canteiro de obras à vereadores, deputados, entre outras autoridades, tudo devidamente registrado e compartilhado pela sua equipe de assessores.
De acordo com o promotor Geraldo Guimarães em sua recomendação, o MP já havia recebido reclamações de que os agentes políticos estariam utilizando o referido Hospital de combate ao câncer para promoção pessoal com nítida finalidade de auferir “dividendos eleitorais”.
A cada visita da carreta do Hospital do Amor à um município rondoniense, lá estava Silvia Cristina fazendo vídeo e anunciando, sempre associando a imagem do hospital à sua.
Com base nas informações coletadas, o promotor recomendou inicialmente que o diretor do Hospital do Amor, Henrique Prata, que promova medidas administrativas visando evitar o uso da imagem e a boa reputação do Hospital do Amor, Unidade central e todas suas filiais, por gestores públicos, agentes políticos, parlamentares, aspirantes de mandados eletivos, e demais pessoas modo geral, com finalidade de promoção pessoal.
“Notifique-se a Excelentíssima Deputada Federal, Senhora Silvia Cristina, para que se abstenha de utilizar, para fins de obtenção de vantagens política, os serviços do Hospital do Amor, unidade central e suas filiais no Estado de Rondônia, inclusive utilização de banner, folders, postagens em redes sociais, que contenham nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal”, disse o promotor Geraldo Guimarães.
Caso não cumpra a recomendação a deputada poderá responder por inquérito e denúncia no Poder Judiciário.