Publicidade

Corrida eleitoral em Porto Velho ganha um pouco mais de ânimo com pesquisas atualizadas de intenção de voto

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

G1/ Globo

ATRATIVO

Publicidade

O marasmo da campanha em Porto Velho saiu um pouco fora da rota com a divulgação de pesquisa eleitoral que mostrou um possível  empate técnico na disputa pela segunda preferência.

Pesquisa Instituto Fenix

COERÊNCIA

Diante da gigantesca aliança feita pelo União Brasil – mais de 10 partidos estão unidos em torno de um único nome – é mais do que natural que a candidata Mariana Carvalho aparecesse na frente em todos os levantamentos.

DEFINIDO

No entanto, estar na frente em um determinado momento não significa necessariamente que a preferência do eleitor  será a mesma  até o final da disputa.

MUDANÇA

Até porque isso não é uma matemática exata. Além disso, os atuais números ainda não definem a eleição em primeiro turno.

CHANCES

Um mínimo de descuido ou vacilo já abre possibilidades para outros postulantes. Aliás, os adversários de Mariana Carvalho estão conformados que a aliança formada pelo União Brasil , vai levá-la ao segundo turno.

RISCO

O problema está justamente nisso. Segundo turno é outra eleição, com apenas duas opções. Esse ou aquele candidato e ponto final. Se a candidatura de Mariana “empacatar”  na faixa dos 30% de preferência do eleitor, um segundo  turno é mais do que certo.

METAMORFOSE

Com essa possibilidade clara – que abre possibilidades  para todos os demais candidatos – aí sim teremos uma eleição em segundo turno completamente imprevisível.

DIFERENCIAL

Nem precisa ser  cientista político para entender a disputa em segundo turno. Quem chegar na frente, teoricamente, manterá sua votação e correrá atrás de outros eleitores.

ARGUMENTOS

Enquanto o segundo colocado – usando é claro um pouco de vitimização – deverá explorar  sua condição financeira  pequena e de grupo, mas que o levaram até o segundo turno.

NADA CERTO

Vamos pontuar isso para que haja uma melhor compreensão do que falo. Ricardo Frota está em um partido que pelas regras eleitorais não lhe permite ter espaço em rádio, TV, e muito menos recursos para uma campanha eleitoral.

Foto: Tudo Rondônia

NOVO

O candidato do NOVO recebeu 27 mil reais para tocar adiante a candidatura dele e de 20 candidatos a vereador. De verdade, se fosse comigo eu dava uma de doido, que nem Pablo Marçal, e mandava o partido enfiar esse valor no raio que o parta.

NOVO 2

Ricardo tem pouco mais de 9 mil seguidores no Instagran e sua campanha é limitada às redes sociais e ao corpo a corpo. Devido a essas condições, se chegar ao segundo turno será uma personalidade que merecerá ser estudada pela NASA.

OUTROS

Samuel Costa ( REDE ) e Benedito Alves ( Solidariedade) também optaram pelas redes sociais e corpo a corpo para divulgarem  suas propostas. Samuel tem pouco mais de 7 mil seguidores no Instagran e Benedito 5 mil e 600.

Divulgação

OUTROS 2

No horário eleitoral, Samuel dispõe de  50 segundos e Benedito de 34 segundos. Ambos não estão usando esse tempo. A justificativa seria o custo para produzir conteúdo.

OUTROS 3

Desculpa esfarrapada. Nos dias atuais onde com um celular você pode produzir trocentos vídeos com qualidade, eu vejo eles perderem uma boa oportunidade de mostrar suas propostas.

OUTROS 4

Célio Lopes ( PDT), Euma Tourinho ( MDB) e Léo Moraes ( Podemos ) estão usando tudo que tem direito para apresentar seus projetos de governo. Nas redes sociais, Léo tem 48 mil  seguidores no Instagran, Euma 9 mil e 400 e Célio pouco mais de 4 mil seguidores.

Foto: Rondônia Dinâmica

OUTROS 5

No  horário eleitoral, Célio tem 4 minutos e 22 segundos, Euma 1 minuto e 50 e Léo 58 segundos. Euma e Léo são os únicos que além de propostas, usam um tom crítico em relação ao apoio do prefeito para a candidata do União Brasil.

OUTROS 6

Em uma recente pesquisa registrada no TRE, Léo e Euma estariam empatados tecnicamente na segunda posição, se for levada em conta a margem de erro. Célio Lopes estaria na quarta posição.

OUTROS 7

Benedito Alves viria na sequência, seguido por Samuel Costa e Ricardo frota na lanterna. Se for levado em conta o número de indecisos que a pesquisa apontou – pouco mais de 13% – qualquer um dos candidatos poderá chegar no segundo turno.

 

ECLIPSES

Nos próximos dias, dois eclipses vão acontecer em um curto intervalo de tempo. De acordo com o site especializado em astrologia, o Astrolink, o primeiro, amanhã, às 23h34.

Foto: Jornal de Franca

ECLIPSES 2

Para quem simpatiza com astrologia, será um eclipse lunar no eixo Virgem-Peixes que será visível em várias regiões, oferecendo um momento de cura emocional e revisão de padrões.

Caption

HORÓSCOPO

Quem tem influência em Virgem, Peixes, Gêmeos e Sagitário sentirá esse evento com mais intensidade.

MÊS QUE VEM

Já no dia 2 de outubro, às 15h49, um eclipse solar no eixo Áries-Libra será visível em partes da América do Sul. Esse eclipse convida à reflexão sobre parcerias e relacionamentos, impactando principalmente Áries, Libra, Câncer e Capricórnio.

17 DE SETEMBRO 

O  eclipse de amanhã  é um chamado à introspecção, sobretudo para quem tem planetas em Virgem e Peixes. As áreas afetadas variam conforme o posicionamento desses signos no seu mapa astral.

ANÁLISE

De maneira geral, os eclipses de 2024 não devem ser temidos, mas sim vistos como catalisadores de mudanças importantes e oportunidades para crescimento e alinhamento.

“CONSULTA”

Nos dias atuais eu não duvido de mais nada, no entanto, para compreender de maneira mais detalhada como esses eventos afetam diretamente sua vida, é essencial consultar seu mapa astral. Nele, você poderá identificar em quais áreas da sua vida essas influências serão mais intensas.

 ASTROLINK

O Astrolink é a maior comunidade astrológica do mundo, com mais de 12 milhões de usuários. É uma plataforma para adquirir autoconhecimento e melhorar sua vida por meio da astrologia. Como eu sempre digo, não há o que não haja.

Anúncie no JH Notícias