A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) assumiu em 2025 a presidência da Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). Os trabalhos começam a partir da segunda quinzena de fevereiro. Mas a parlamentar já se articula para fortalecer e expandir políticas de incentivo à agricultura familiar, além de promover debates sobre desenvolvimento agrário e sustentabilidade no campo. Um trabalho que vem sendo feito desde quando foi vereadora em Ji-Paraná.
“Nosso compromisso é garantir que a agricultura familiar tenha mais apoio e acesso a crédito, infraestrutura e capacitação. Precisamos valorizar os pequenos produtores, que são fundamentais para a economia do nosso estado e para a segurança alimentar da população”, afirmou a deputada.
A parlamentar também atuará como vice-presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social e será membro das Comissões de Educação e Cultura e de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, da Mulher e do Idoso.
O papel das comissões
As comissões permanentes da Alero têm como objetivo debater, analisar e propor soluções para diversas áreas essenciais do estado.
A Comissão de Agropecuária e Política Rural: defende a formulação de políticas para o setor agropecuário, incluindo incentivo à produção rural, infraestrutura no campo e fomento à agricultura familiar.
Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social: é responsável por fiscalizar e debater questões ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
Comissão de Educação e Cultura: atua na formulação de políticas para o setor educacional e preservação do patrimônio cultural.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, da Mulher e do Idoso: o foco principal é a proteção e o fortalecimento dos direitos de grupos vulneráveis da sociedade.
Conquistas e trabalhos desenvolvidos nos últimos anos
No biênio 2023-2024, Cláudia de Jesus esteve à frente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, onde contribuiu para importantes avanços no setor da saúde. Entre os destaques, estão a defesa da regionalização do sistema de saúde, a transparência no atendimento do SUS e o andamento das obras de hospitais em diversas regiões do estado. Um dos avanços foi o acompanhamento da construção do Hospital de Guajará-Mirim, visando reduzir a sobrecarga das unidades de saúde em Porto Velho. E também avanços da reformulação do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Grupo Ocupacional dos servidores da saúde.
“Trabalhamos para garantir que os municípios tenham melhores condições de atendimento, evitando que pacientes precisem percorrer longas distâncias para receber cuidados médicos. Essa descentralização é essencial para um atendimento mais digno”, reforçou a deputada.
Na Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, da Mulher e do Idoso, Cláudia de Jesus esteve diretamente envolvida na conquista da Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho, garantindo também uma unidade para Ji-Paraná. O espaço tem como objetivo oferecer acolhimento e suporte às mulheres vítimas de violência doméstica. E na defesa, proteção, acolhimento e aplicação de políticas públicas para o setor.
Além disso, na Comissão de Agropecuária e Política Rural, onde foi vice-presidente, a parlamentar articulou investimentos para a aquisição de produtos da agricultura familiar, beneficiando milhares de pequenos produtores e fomentando a segurança alimentar no estado.
Novos desafios
Com a nova estruturação das comissões, a deputada Cláudia de Jesus pretende ampliar o trabalho já realizado, especialmente no apoio à agricultura familiar e na melhoria do acesso à saúde. Como presidente da Comissão de Agropecuária, buscará ampliar investimentos e promover debates sobre a produção rural sustentável.
“Nosso mandato é voltado para atender às necessidades da população, e agora, à frente da Comissão de Agropecuária, teremos ainda mais condições de fortalecer esse setor tão importante para a nossa economia”, concluiu Cláudia de Jesus.