TODOS JUNTOS
Finalmente chegou a hora da “dona do cabaré” se juntar a alguns de seus fiéis clientes que costumam visitar bordéis. Foi com esse propósito que Isa Jane Marcondes se elegeu vereadora, na cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul.
“EMPRESÁRIA”
Dona de um bordel bem conhecido na cidade, a candidata do partido Republicanos, que é bolsonarista, foi eleita vereadora com a maior votação do pleito. Fez 2 mil 992 votos.
FAMÍLIA
Isa diz que é conservadora e se identifica como defensora da família e da pátria. Durante a campanha, a candidata não escondeu sua condição de cafetina e afirmou ser dona de uma “zona”.
REALIDADE
A bolsonarista também afirmou que o município estava uma “zona” e que do tema ela entende. Então, no caso, o eleitor deveria escolher quem é “especialista” no assunto para terminar com a baderna.
FRASE
“Chega dessa roubalheira que está nessa cidade, vamos colocar ordem, vamos organizar a zona que está essa cidade”, afirmou.
EPÍTETO
Durante toda campanha, a candidata eleita se autointitulou como “cavala”, “potranca” pronta para o serviço. Sobre religiosidade, ela destacou que seu partido é vinculado a Igreja Universal
VISITA
Crianças e adolescentes da Associação Luz do Alvorecer visitaram a sede do Ministério Público do Estado de Rondônia , em Porto Velho, em alusão ao Dia das Crianças. A associação foi criada e administrada pelo Desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos, que já foi membro do MPRO.
VISITA 2
Os visitantes conheceram o memorial da Instituição, localizado no saguão principal, local onde puderam entender o funcionamento e a história do MPRO, guiados por jornalistas do MPRO. Eles também utilizaram o totem interativo para aprender de forma lúdica.
SAÚDE
Falando em MP, o órgão através do Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos (Gaeciv), realizou mais uma etapa do projeto “Minha Proteção no SUAS” (MP SUAS).
SAÚDE 2
A Assistência Socia visa atender às necessidades básicas da população por meio de ações públicas e sociais, como é o mote deste projeto de mapeamento de dados relacionados à assistência social de todo Estado.
MELHOROU
Cinco cursos de graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) aumentaram suas notas ou mantiveram um bom conceito nas avaliações de Renovação de Reconhecimento de Curso do Ministério da Educação (MEC).
MELHOROU 2
Entre eles, o curso de Letras-Português do campus de Porto Velho destacou-se alcançando o conceito 5 – a nota máxima na escala de avaliação que vai de 1 a 5.
MELHOROU 3
Os demais cursos avaliados nos últimos meses foram Letras-Espanhol do Campus de Porto Velho, Física do Campus de Ji-Paraná e Pedagogia do Campus de Rolim de Moura, que alcançaram o conceito 4 na avaliação, e o curso de Pedagogia do Campus de Vilhena, que se manteve com o conceito 3.
MELHOROU 4
A avaliação dos cursos é realizada in loco (presencialmente ou virtualmente) e leva em consideração diversos critérios como estrutura do curso, número de vagas ofertadas anualmente, organização didático-pedagógica e o corpo docente.
FECHAMENTO
O deputado Ismael Crispin ( MDB) não gostou nenhum pouco da notícia sobre possível encerramento das atividades da Delegacia de Polícia Civil em Seringueiras, a 600 km da capital.
MEDIDA
O deputado encaminhou um requerimento ao Governador do Estado, ao Secretário-Chefe da Casa Civil, ao Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania e ao Diretor-Geral da Polícia Civil, solicitando informações e providências para evitar o fechamento da Delegacia de Seringueiras.
REFLEXO
Segundo Crispin, a desativação da unidade traria consequências graves, uma vez que os policiais teriam que se deslocar até São Miguel do Guaporé para registrar flagrantes, o que aumentaria o tempo de resposta e poderia deixar Seringueiras desprotegida.
REFLEXO 2
Crispin enfatiza que Seringueiras tem se desenvolvido muito e apresenta características criminais distintas de outras localidades. Fechar a delegacia seria negligenciar a segurança da população, afirmou o deputado.
LANÇAMENTO
O Governo de Rondônia lança na próxima segunda-feira( 14), a 1ª Feira Tecnológica Robustas Amazônicos, que acontecerá em Cacoal entre os dias 24 e 26 de outubro.
PROTAGONISTAS
O evento contará com a presença de produtores e empresários do setor, e tem objetivo de estimular a qualidade do café produzido no estado, agregar valor à produção e atrair empresários para Rondônia, um dos maiores produtores de café robusta do Brasil.
CONSOLIDAÇÃO
Com uma produção que atingiu 3 milhões de sacas e produtividade média de 60 sacas por hectare, Rondônia se consolidou como o 2º maior produtor de café robusta do Brasil.
FINANÇAS
Esses números refletem o sucesso dos investimentos de mais de R$ 200 milhões feitos pelo governo de RO em 2023, com ênfase no fortalecimento da cadeia produtiva, valorizando a produção sustentável e a excelência do Café Robusta Amazônico, que já se tornou uma referência nacional e internacional.