RADARES
O prefeito eleito Léo Moraes, já postou em suas redes sociais uma mensagem sobre os radares instalados na capital. Disse que pretende conversar com a população antes de efetivar os dispositivos.
FINALIDADE
Moraes afirmou que a prefeitura instalou mais de dez equipamentos já há alguns meses, e que o município estaria desembolsando cerca de 300 mil reais por mês com a manutenção do sistema.
FISCALIZAR
Segundo Léo, os radares vão fiscalizar motoristas que pararem sobre a faixa de pedestre, avançarem o sinal no vermelho e ultrapassarem o limite de velocidade permitido para a via.
IMPOPULAR
O futuro prefeito destacou que os equipamentos ainda não estão funcionando e que caberia a nova administração viabilizar a operacionalização do sistema. Léo deu a entender, que a efetivação dos radares seria uma medida impopular e caberia a ele essa tarefa.
ANTECIPAÇÃO
Diante desse entendimento, Léo afirmou que já estava se antecipando ao avisar a população que uma norma será criada para informar os motoristas das medidas de segurança que a prefeitura vai implantar.
AMARELO
Os semáforos piscando no amarelo é uma delas. Léo entende que isso traz segurança aos motoristas pois indicaria atenção ao passar pelos cruzamentos, ao mesmo tempo em que não haveria a necessidade de ficar parado de madrugada em local escuro esperando o sinal abrir.
OPINIÃO
Está certo o prefeito eleito ao tratar do tema. Radar tem que servir como instrumento educativo e não caça-níquel. Vou citar apenas dois pontos críticos onde ocorrem infrações diárias.
OPINIÃO 2
A maioria absoluta dos motoristas da capital, não respeita a proibição de virar a esquerda na Jorge Teixeira com a Pinheiro Machado, No sentido centro ao trevo do Roque.
OPINIÃO 3
Já na esquina da Jorge Teixeira com avenida Calama, é impressionante o número de motoristas que fica parado em cima da faixa de pedestre, na ânsia absurda de virar a esquerda no sentido centro para o bairro.
OPINIÃO 4
Ainda bem que a Secretaria Municipal de Trânsito existe para outras finalidades que não sejam fiscalizar irregularidades no trânsito. Pois se um único agente ficasse de plantão no local, encheria mais de um bloco de multa por dia.
PINIÃO 5
Outro absurdo na capital são os motoristas parados em via dupla na avenida 7 de setembro. Tem gente que para na via, liga o pisca alerta e desce do carro para ir nas lojas. É bizarro. NUNCA se vê um único agente de trânsito de plantão na avenida para impedir a infração.
OPINIÃO 6
Aliás, falando em Semtran, o secretário Anderson Pereira parece uma daquelas estatuas de praça. Fica ali estático para que as pessoas saibam que ele existe, mas sem finalidade conhecida.
OPINIÃO 7
Importante dizer que Anderson Pereira está secretário, recebe muito bem para isso, mas não se dá ao trabalho de responder quando questionado. Muito menos agora que a prefeitura já divulgou as exonerações em 31 de dezembro.
NOTA PREFEITURA
São quinze radares instalados em convênio com o Detran. No momento, a empresa responsável está realizando o treinamento com os agentes de trânsito que vão operar o sistema para, então, iniciar o funcionamento.
REGISTRO
Seis anos se passaram do Governo Marcos Rocha e a comunicação de sua gestão ainda parece na idade da pedra. Qualquer informação tem que ser na base do oficial com envio de e-mail. O problema é que mesmo fazendo isso, a resposta para a imprensa vem conforme o bom humor de quem está do outro lado.
REGISTRO 2
E parece que não é só com a redação que os problemas vem ocorrendo. Em outras áreas da comunicação do governo, com gente que não sabe a distinção entre jornaleiro e jornalista dando ordens, também estão ocorrendo problemas.
OPORTUNIDADE
A Energisa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está com inscrições abertas para o Curso de Formação em Assistente Administrativo, exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs), com aulas 100% gratuitas.
AINDA DÁ TEMPO
As inscrições vão até o dia 03 de janeiro e podem ser feitas por meio do link https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/8297550?jobBoardSource=share_link .
PERFIL
Pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, com ensino médio completo, estão convidadas a se inscrever para a capacitação. O curso foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma qualificação profissional que prepare os participantes para ingressar no mercado de trabalho, oferecendo novas oportunidades e fomentando a inclusão no ambiente profissional.
FUNÇÃO
O setor administrativo é essencial em empresas de todos os portes, envolvendo atividades como organização de documentos, atendimento ao cliente, controle de processos internos e suporte a equipes de trabalho. Com a conclusão do curso, o aluno estará apto a desempenhar essas funções com eficiência e será valorizado no mercado de trabalho. A certificação obtida ao final da formação é um grande diferencial no currículo, aumentando as chances de sucesso em futuros processos seletivos.
INCLUSÃO
Sabrina Amorim, consultora de RH da Energisa, informou que o curso foi pensado para promover a inclusão e a valorização de pessoas com deficiência, oferecendo um ambiente acessível e acolhedor para todos os participantes.