Search
Close this search box.
Publicidade

Grupo político de Porto Velho vai tentar missão quase impossível em nome da “boa política”

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

ÀS MIL MARAVILHAS

Na teoria, o melhor candidato tem sempre amplo apoio na disputa municipal. Partidos e políticos de carteirinha se unem em torno de um nome com chances reais de vencer a disputa e garantir projetos futuros.

Publicidade

“COSTURA”

Definido o “bola da vez” pela maioria, também já se alinha o preferido para a eleição seguinte, em nosso caso seria a disputa ao Governo, no pleito de 2026. Esse compromisso entre “amigos” é costumeiramente o sonho de perpetuação dos mesmos na política.

REALIDADE

O problema é que existe uma longa distância entre teoria e realidade na política. Principalmente porque não há eleição ganha antecipadamente. Dá para fazer umas dez colunas mostrando exemplos de candidatos que já se consagravam eleitos e foram mandados embora mais cedo.

VIRADA

Aliás, em um passado recente Porto Velho e Rondônia são exemplos disso. Hildon Chaves era um ilustre desconhecido que virou Prefeito. Na sequência, Marcos Rocha passou de Secretário obscuro a Governador do Estado.

VIRADA 2

Importante destacar que no primeiro turno de ambas as eleições não havia “medalhões” alinhados nem com Hildon e muito menos com Marcos Rocha.

VIRADA 3

No caso do Prefeito, uma frase  dita em um debate fez toda a diferença para lhe alavancar nas pesquisas e consequentemente  cair na graça do eleitor.

VIRADA 4

Já no caso de Marcos Rocha, o fato de ser policial militar e defender o  discurso bolsonarista, embora seu perfil e comportamento sejam completamente o oposto do ex-presidente, lhe garantiram a cadeira de Governador.

“PARCEIROS”

Voltando ao foco da coluna de hoje, um grupo político tentará mostrar que o histórico das duas eleições que acabo de citar é coisa do passado e não deverá influenciar nas próximas disputas, tanto de Prefeito como Governador.

TUDO EM CASA

O tal grupo em questão tentará emplacar um triunvirato de bacanas onde todos ganham. Isso, claro, desde que o eleitor acredite que os nomes apresentados para os cargos que virão serão as melhores escolhas.

DESISTÊNCIA

O tal grupo terá a tarefa, nada fácil, de fazer Hildon Chaves desistir da candidatura ao Governo, oferecendo como contrapartida total apoio ao prefeito na disputa do Senado e também ao candidato que ele indicar na disputa pela Prefeitura.

BENEFICIADO

Pelo que se sabe até o momento, Hildon Chaves tem a ex-deputada Mariana Carvalho como sua candidata preferida para lhe substituir. O grupo do convencimento mostrará para Hildon que ele, se eleito, seguirá com muita força na política, despachando de Brasília e tendo sua pipula  à frente da Prefeitura.

TRIUNVIRATO

Mas e o candidato ao Governo do Estado ? Aí é que está o pulo do gato. O queridinho do grupo em questão é o vice-governador Sérgio Gonçalves. Outro desconhecido na política seria o nome de consenso.

IGNOTO

Para fazer com que Sérgio Gonçalves tenha um mínimo de possibilidade no pleito de 2026, ele teria que ter uma união em torno de seu nome e “se livrar” de adversários que poderiam atrapalhar seus planos. No caso em questão, Hildo Chaves.

FÁCIL

O grupo político do convencimento entende que esse suposto alinhamento garantiria uma arrancada de Sérgio muito forte na capital, ficando para os parceiros do interior a missão de buscar o restante de votos.

LUCIDEZ

Não há nada de irregular nas probabilidades apresentadas até aqui, desconsiderando, é claro, o devaneio de que Sérgio Gonçalves nasceu para ser Governador. No caso em questão, transformar um desconhecido em líder político exige muito mais do que lógica.

PREFERÊNCIA

Não há o que se questionar em relação aos nomes de Hildon Chaves  e Mariana Carvalho na próxima disputa eleitoral. Ambos têm cacife político para enfrentar qualquer tipo de disputa, mas isso só não basta.

NARCISISMO

É preciso entender que  vaidade e ego estão muito acima de qualquer acordo para beneficiar quem quer que seja. Principalmente quando se lida com pessoas que não precisam mais de dinheiro para se manter em evidência.

PODER

Nos cargos majoritários, o poder de decisão é o que seduz os governantes. E na política é isso que dita as regras em qualquer circunstância. Vaidade só vale a pena onde há possibilidade de reconhecimento e admiração.

SENADO

Não quero queimar a língua, mas acho muito improvável o prefeito Hildon Chaves abrir mão de disputar o Governo, no momento político positivo em que ele se encontra, para se acomodar em uma disputa  que pouco lhe seduz.

GOVERNADOR

Outra coisa a se analisar é se Marcos Rocha, que também pretende disputar o Senado, abriria mão de ter Hildon pedindo votos para ele em favor de Sérgio Gonçalves.

DISTANCIAMENTO

E nem cabe analisar que na disputa pela Prefeitura, Rocha e Hildon venham a andar em caminhos diferentes. No caso em questão, o União Brasil tem seu candidato, assim como o PSDB terá a sua opção.

VITÓRIA

Mesmo que Hildon faça seu sucessor, diferente da escolha feita por Rocha, nada impede uma aliança para 2026. Se  Mariana Carvalho vier a ser eleita, consequentemente apoiaria Hildon ao Governo e nada impediria ela de apoiar Marcos Rocha, que esteve ao seu lado na disputa ao Senado em 2022.

PONTE

Na verdade muita coisa ainda pode acontecer até a definição das candidaturas, mas uma coisa é certa. Candidato que já se acha eleito antes da abertura das urnas, corre o risco de ficar agarrado no pincel.

RUSGA

Falando em Hildon Chaves, ele desmentiu uma boataria que circula pelas redes sociais.  O Prefeito teria perdido a elegância em uma festa na capital federal.

MENTIRA

A “notícia” é de que Hildon Chaves e Marcos Rogério teriam se desentendido durante a tal festa. A coluna checou com os dois lados. Ambos fizeram questão de desmentir o boato.

Nossa Campanha do meu Aniversário Solidário continua.
Hoje tem gostinho especial…completo 29 anos que estou no Brasil,  em Rondônia! ????

Com este sentimento de gratidão por tudo que recebi,  que quero te convidar para participar do meu aniversário.????

Como? 
Fazendo uma DOAÇÃO a partir de R$ 55,00 , para a Casa Família Rosetta,  onde atuo há 29 anos.  

Acredito que o Amor tudo Transforma!

Doe pelo PIX :
63762553000100

Combate Clean Anúncie no JH Notícias