Publicidade

Indefinições quanto aos vices nas chapas majoritárias não alteram estratégias dos partidos

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

Por

Assessoria

Divulgação/Paris Filmes

Publicidade

NOMES

Se engana quem pensa que as pré-candidaturas a prefeito, já anunciadas, estão preocupadas com o nome que deve compor a dobradinha na disputa eleitoral de outubro.

“BOLO”

Independente de quem venha a sair na foto ao lado do candidato majoritário, o que vale é o quanto de votos o partido, ou partidos, que se alinharem,  podem trazer para a disputa.

Reprodução

“ESQUECIDO”

Se eu perguntar, por exemplo, os nomes dos vices de Mauro Nazif ou do próprio Hildon Chaves na sua primeira eleição e até mesmo o vice na reeleição, são raros os  leitores dessa coluna que saberão dizer isso de cabeça.

PESQUISA

Propositalmente nem vou escrever quem são, para fazer com que meus amigos que me acompanham diariamente, forcem a memória ou até mesmo busquem ajuda no Google.

POUCO CONTRIBUI

De maneira alguma tenho a intenção de desmerecer quem venha a ocupar de vice as chapas majoritárias, mas o que realmente vale é o quanto a sigla do indicado poderá representar em votos.

Reprodução

GARIMPO

É justamente por isso, que não há ainda nem um  vice confirmado entre as pré-candidaturas já anunciadas em nossa capital. A cereja do bolo é justamente o partido que virá a somar.

“PERDIDO”

No cenário atual de Porto Velho, o PL tem sido objeto de cobiça para algumas candidaturas, justamente pelo perfil de eleitores que tem e, ainda, pela representatividade política atual.

PL

O partido tinha até pouco atrás em Rondônia,  um deputado federal e um senador. Após a eleição de 2022, elegeu dois deputados estaduais, dois federais e um senador, ficando com 6 políticos com mandato no Estado.

PL 2

Desse  total, apenas Silvia Cristina  mudou de partido. Ela  saiu do  PL em uma triangulação  que não traria prejuízo à representatividade do partido no Congresso. Houve uma troca.

PL 3

Silvia Cristina foi para o PP, que cedeu outro deputado federal para o União Brasil, que cederia um deputado para o PL. Silvia recebeu carta de liberação do PL, o que lhe trouxe segurança em relação à troca feita.

PL 3

O mais incrível nesse histórico do PL, é que o partido – de ultradireita e com Bolsonaro como líder maior – não teve competência para consolidar uma candidatura a prefeito em Porto Velho.

PL 4

Como quem está de fora não é bobo e sabe o potencial da sigla, é claro que existe um “assédio” natural dos pré-candidatos a prefeito para ter a legenda ao lado, mesmo que não seja indicando um vice.

PL 5

Como no PL de Rondônia tudo é possível de acontecer, não se surpreenda se o partido “aparecer” na disputa  eleitoral com a força da sigla, mas tendo políticos com mandato como apenas meros coadjuvantes.

CONVENÇÃO

O  AGIR e o  PRTB, debateram em reunião os caminhos que serão tomados pelos partidos nas eleições municipais deste ano. Foi definida  convenção  eleitoral para o dia 27 de julho. O local ainda será definido.

VIOLÊNCIA SEXUAL

O Ministério Público de Rondônia, em parceria com a organização Childhood Brasil, participaram de “Encontro Para Elaboração do Plano de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes” na terça-feira, em Porto Velho.

Divulgação/GCI

DINÂMICA

A Promotora de Justiça Lisandra Wanneska Monteiro Nascimento dos Santos,  informou que o comitê vai elaborar meios e alternativas, com toda rede de proteção às crianças e aos adolescentes, tornando o fluxo de atendimento mais eficiente às vítimas de abuso sexual.

PERFIL

Geralmente quem comete esses crimes são pessoas da família, ou próximas, como padrastos, pais, avós, tios e professores, segundo Lisandra. Existe, então, a hipervulnerabilidade em função da idade das vítimas e dos autores do crime.

DIFICULDADE

A Promotora de Justiça enfatizou que o maior problema enfrentado “é a falta de escuta especializada que revitimiza a vítima cada vez que ela é reescutada. Isso dificulta a instrução e a cadeia de custódia da prova”, destacando a importância da preservação da prova.

QUEM É

A Childhood do Brasil é uma organização que atua para garantir a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na prevenção e no enfrentamento da violência sexual.

OPORTUNIDADE

Falando em MP, o órgão em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia, anunciou a realização de um leilão eletrônico de veículos conservados com início marcado para o dia 5 de agosto de 2024.

Divulgação/Governo de Rondônia

LOTES

Entre os 20 veículos disponíveis estão caminhonetes, utilitários, caminhões, micro-ônibus e veículos de passeio, com valores iniciais partindo de R$ 11.900.

VISITAÇÃO

A visitação dos lotes estará aberta ao público de 22 de julho a 2 de agosto, das 8h às 13h. Os interessados poderão avaliar os veículos no pátio do MPRO, localizado na Rua Tabajara, nº 834, bairro Olaria, Porto Velho. A partir do dia 5 de agosto de 2024, às 8h, os lances poderão ser feitos no site oficial do DETRAN-RO.

ONLINE

Todo o processo do leilão será conduzido de forma eletrônica, por meio de acesso identificado no site do DETRAN-RO. O edital e seus anexos estão disponíveis para consulta no site do DETRAN-RO.

PAGAMENTO

O pagamento deve ser realizado em parcela única via depósito em conta-corrente especificada no edital, no máximo dois dias após o término da sessão. O depósito deve corresponder exatamente ao valor do lance declarado.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.