Publicidade

JAIME BAGATTOLI: Comissão aprova requerimento do senador para que Ministro dos Transportes esclareça situação da Ponte Binacional

Parlamentar reforçou a importância do Governo em manter o cronograma de obras

Após ter o processo licitatório suspenso, o cronograma de obras da Ponte Binacional Brasil-Bolívia levantou dúvidas em Brasília e, principalmente, entre parlamentares de Rondônia. Um dos maiores apoiadores do empreendimento, o senador Jaime Bagattoli (PL) conseguiu a aprovação do Requerimento 102/2024, nesta terça-feira (12), para que o Ministro dos Transportes, Renan Filho, preste informações à Comissão de Infraestrutura sobre a suspensão do processo.

Publicidade

“Não podemos deixar de reforçar, em nenhum momento, a importância que essa obra tem para o desenvolvimento de Rondônia e do Brasil. Por isso, é de suma importância que o Governo Federal e os órgãos competentes deem garantias de que o prazo da obra será mantido”, declarou o senador, autor do requerimento.

Publicidade

Na última semana, Jaime esteve no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para discutir o andamento da Ponte Binacional Brasil-Bolívia e questionou o departamento sobre o impacto que a decisão terá no cronograma de construção da obra.

A suspensão do processo licitatório aconteceu após questionamentos sobre o atestado de capacidade técnica das duas empresas melhor colocadas na fase inicial do processo. Os questionamentos foram enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou ao
DNIT que o processo retorne para a fase de análise das propostas.

PONTE BINACIONAL

Importante obra para a economia e o desenvolvimento de Rondônia, a Ponte Binacional pretende ligar o município de Guajará-Mirim (RO) e a cidade boliviana de Guayaramerin. A ponte terá uma extensão de 1,22 quilômetro e deve oferecer uma nova rota para transporte de cargas e passageiros, fomentando a economia do estado.

A previsão de conclusão da ponte, segundo o Governo Federal, é para o ano de 2027.