Está nas mãos do deputado Eyder Brasil a análise de qual será o destino do deputado Geraldo da Rondônia dentro do legislativo rondoniense. O Parlamentar é acusado quebra de decoro parlamentar e perdeu o diploma eleitoral em decisão unanime do TRE/RO nesta última semana que o condenou por fraude.
No Conselho de Ética, Geraldo responde à denúncia de quebra de decoro parlamentar após ser protagonista de situações perigosas e constrangedoras como a acusação de agressão e assédio à uma dançarina, além de atacar servidores públicos e utilizar da prerrogativa de deputado para promover ameaças e humilhações.
Na Justiça comum, Geraldo é condenado à prisão por sonegação de imposto. Ele também responde à uma ação dentro da ALE/RO que pede a apresentação de um laudo comprovando seu equilíbrio psicológico.
Todos os tramites necessários forma tomados dentro do Conselho de Ética e o prazo para que Eyder apresente seu relatório inicia na sessão desta terça-feira (24). A expectativa é de que Eyder peça pelo afastamento de Geraldo.
Um posicionamento de Eyder Brasil que seja pelo arquivamento do processo poderá colocar o deputado em situação incomoda com seus eleitores, já que sua base eleitoral é formada por grupos bolsonaristas que não costumam perdoar políticos com a ficha corrida apresentada atualmente por Geraldo da Rondônia.
Resta a sociedade aguardar o que vai acontecer.