Publicidade

Nove deputados estaduais ampliam ações para assegurar retorno à Assembleia Legislativa

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.

Por

Redação

Foto: Assessoria / ALERO
Foto: Assessoria / ALERO

MOVIMENTAÇÃO
Não é só a corrida para a eleição majoritária que tem mobilizado políticos, assessores e bases eleitorais. A briga por uma cadeira na Assembleia Legislativa também é uma disputa muito interessante.


BOLO
Afinal são 1.266.546 mil eleitores que precisam ser visitados ou, pelo menos, saberem que tem gente correndo atrás de voto e não importa onde ele esteja.


PERCENTUAL
Os nove nomes que irei citar na coluna de hoje, conseguiram conquistar a atenção de 162 mil e 394 eleitores no pleito de 2022. Isso representa quase 13% do total de pessoas aptas a votarem no pleito. 

PERCENTUAL 2
Os dados são bem relevantes se for levado em conta que 4 deles são marinheiro de primeira viagem no universo estadual. Todos só eram conhecidos em nichos pontuais.


CANDIDATOS
Já estão na estrada com muita disposição e fôlego os deputados Laerte Gomes, Ismael Crispin, Pedro Fernandes, Luis do Hospital, Cássio Góis, Cirone Deiró e Ieda Chaves. 


CANDIDATOS 2
Cada um tem estratégia distinta para manter seu eleitorado e conquistas novos votos. Embora os perfis de trabalho sejam diferentes, todos procuram diversificar suas ações.

LUÍS DO HOSPITAL
É presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (2025–2026), com forte atuação na área médica. Construiu mandato descentralizado, com gabinete itinerante nas regiões onde atua.

Foto: Assembleia Legislativa


SAÚDE
Embora seja bem conhecido na comunidade hospitalar de Jaru, Luís atua em setores estratégicos – saúde e interior – que são trunfos fortes para buscar a reeleição.


ISMAEL CRISPIN 
Liderou a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e chancelou mais de 1.500 projetos legislativos entre 2023–24, além de atuar nacionalmente pela Unale.

Foto: Assembleia Legislativa


MEIO AMBIENTE
No interior, conduziu audiências públicas sobre zoneamento ecológico, mostrando sensibilidade às demandas ambientais e do campo.


PRESENÇA
Com perfil técnico e legislativo robusto, sua presença é bem notada no interior. A leitura positiva de sua produção pode impulsionar sua reeleição.

CIRONE DEIRÓ
Apoiou mais de 100 associações rurais com equipamentos e mudas de café/cacau em todo o estado. Destinou R$ 862 mil a Alvorada do Oeste para estradas e hospital e articulou propostas de infraestrutura (pontes, rodovias, ciclovia) com o governo do estado.

Foto: Assembleia Legislativa


VISÍVEL
Cirone tem perfil marcado por agilidade e transparência com  amplo alcance estadual, articulação eficaz e grande visibilidade no interior.

LAERTE GOMES
Ex-líder de governo, presidiu a Assembleia e comissões estratégicas; impulsionou reformas administrativas e políticas sociais relevantes (como passe gratuito, dignidade a pacientes com câncer, apoio ao transporte).

Foto: Assembleia Legislativa


SOLIDEZ
Laerte é dono de um  histórico legislativo sólido e abrangente na estrutura estadual. Seus projetos e impacto na Casa lhe conferem perfil robusto para busca de reeleição.


CÁSSIO GÓIS
Pesquisa em maio de 2025 apontou-o como o mais atuante na região cafeeira, com forte conexão comunitária. Cássio fez sessões itinerantes e entregou uma ambulância no interior (benefício para mais de 1.500 pessoas).

Foto: Assessoria


RECONHECIMENTO
Com mandato visível e reconhecido, especialmente na zona rural, Cássio aparece com excelentes chances de reeleição.


PEDRO FERNANDES
Prefeito eleito e reeleito em Cujubim, Pedro Fernandes consolidou seu nome junto aos agricultores de sua região.

Foto: Assembleia Legislativa


AGRICULTURA 
Pedrinho é atuante no rural e com bom reconhecimento local, o que ajuda sua reeleição. Ele vem trabalhando para superar os 10 mil e 950 votos obtidos em 2022.


IEDA CHAVES
Foi eleita com 24.667 votos (segunda maior votação), e trabalha voltada ao social junto a comunidades mais vulneráveis.

Foto: Assembleia Legislativa


ESTRUTURA
Ieda tem boa base eleitoral, e vem diversificando sua atuação, expandindo também para o meio do agronegócio. O marido Hildon Chaves, pré-candidato ao governo, pode ser um excelente cabo eleitoral para a deputada.

ALEX REDANO
Redano conta com uma base robusta que tende a apoiá-lo novamente. É presença constante em feiras agropecuárias, na agricultura local, na integração com comunidades e eventos de inclusão.

Foto: Assembleia Legislativa


PRAGMÁTICO
A combinação entre popularidade político-administrativa e presença prática no interior aponta para chances muito boas de reeleição.


CURIOSIDADE
Um dado interessante para a eleição do ano que vem, é o aumento do eleitorado em Rondônia. Segundo o TRE, nosso estado aumentou 76.041 o número de eleitores.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.