Sofrimento
Com aparentes sinais de abandono e agudos problemas na prestação de serviços básicos como saúde e educação, a cidade de Porto Velho se torna há cada dia um local onde a qualidade de vida está longe de ser uma realidade aos seus cidadãos. Sem muitas perspectivas de melhora e desiludidos com seguidas gestões problemáticas, o eleitor da capital segue o calvário urbano aguardando as ações prometidas.
Vergonha
Em meio à esse caos, estão os 24 vereadores eleitos no último pleito, todos garantiram que faria a diferença, porém até o momento a quase inexistente oposição e a devoção quase às determinações de Hildon Chaves (PSDB) pela grande maioria dos legisladores, são fatores preponderantes para que o problema se arraste.
Eleição
Grande parte dos vereadores já deram largada à campanha eleitoral em 2018 e por esse motivo permanecem apático dentro de suas obrigações legais, quase não utilizando a tribuna para debater sobre os temas cotidianos da cidade, ou para explanar os anseios dos moradores, atualmente em Porto Velho a Câmara é cega, surda e muda, para os desmandos do poder executivo municipal.
Problemas
Aumenta do reservatório da Hidrelétrica de Santo Antônio, buraqueira, falta de saneamento, precariedade no ensino fundamental, transporte público, falta de medicamentos, ausência de médicos plantonistas, arrocho ao contribuinte e ao funcionalismo, esses são alguns dos problemas que afligem diretamente o cidadão de Porto Velho, mas que parece não chegar aos ouvidos de muitos vereadores.
Megalomania
Enquanto tudo isso acontece o prefeito Hildon Chaves segue com seu plano de transformar Porto Velho em São Paulo, o prefeito que não consegue acabar com os buracos da zona Leste, quer instalar sistema privado de saúde, implantar a zona Azul, além de outras medidas extremamente complicadas e que não resolvem o problema da comunidade. Falta pé no chão ao poeta que jurou cuidar da capital rondoniense.
Exonerada
Após uma enorme polêmica, o prefeito Hildon Chaves exonerou Jhennyfer Gonçalves Carvalho do Cargo em Comissão de Assessor Especial de Relações Institucionais, CC-19, da Secretaria Geral de Governo – SGG. O ato foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (30).
Tabagismo
As medidas de combate ao tabagismo poderão ser ampliadas com a proibição total da publicidade que promova um produto fumígeno e da importação ou comercialização de cigarros ou fumo que contenham aroma ou sabor. Esse é o teor do Projeto de Lei do Senado (PLS) 769/2015, que está na pauta da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) na reunião desta quarta-feira (2), às 11h.
A coluna
João Paulo Prudêncio é jornalista e editor de política do jornal JH Notícias. Informações e sugestões de pauta através dos telefones (69) 99230-0591 ou (68) 99217-1709 ou no e-mail joaoprudencio65@gmail.com
Fonte: JH Notícias