INVESTIGAÇÃO
Segundo levantamento feito pela inteligência dos órgãos de segurança de Rondônia, Porto Velho poderá ter no ano que vem, pelo menos a metade das cadeiras na Câmara ocupadas por vereadores ligados ao crime organizado.
JÁ EXISTE
A mesma equipe que investiga o assunto, garante que hoje já há um grupo político custeado por organizações criminosas. “ A lógica é uma só. As organizações investem em campanhas para ficar próximas ao poder”, afirma um delegado de polícia da capital.
“MINADO”
A previsão da eleição de vários candidatos – e em partidos distintos – ajudados por organizações criminosas, revela uma estratégia de poder que raramente um político tem capacidade para organizar.
“MINADO 2”
A polícia tem conhecimento de três candidatos na zona leste, dois na zona Sul, dois na zona Norte e 4 na região central da cidade. A maioria está concentrada em partidos que realmente podem fazer coeficiente eleitoral e eleger três candidatos ou mais.
“MINADO 3”
Isso quer dizer que uma mesma facção poderia, eventualmente, eleger mais de um representante de maneira sazonal , o que facilitaria a presença e o domínio em mais de uma área da cidade.
NEGÓCIOS
Segundo o grupo de inteligência que monitora os candidatos que vão participar da eleição, investir em futuros políticos e conseguir elegê-los, é a porta de entrada para inúmeras possibilidades de negócios.
ESTRATÉGIAS
As organizações criminosas atuam em duas frentes quando obtém sucesso na política. O primeiro passo é conseguir nomear o maior número possível de pessoas em locais estratégicos, como forma de “ter olhos em vários lugares”.
ESTRATÉGIAS 2
A outra frente é responsável por ficar atenta a contratos públicos. Aliás, o PCC recentemente foi alvo de uma investigação do MP de São Paulo, por conta da suspeita de fraudar licitações em todo o estado.
COMBINADO
O MP aponta que os criminosos costumam simular concorrência com empresas parceiras ou de um mesmo grupo econômico. As fraudes contam com apoio de agentes públicos e políticos (secretários, procuradores, presidentes de Câmara de Vereadores, pregoeiros) e diversos outros servidores comissionados.
BILIONÁRIO
No caso de SP os contratos públicos das empresas ligadas ao crime organizado somam mais de R$ 200 milhões nos últimos anos. Alguns dos contratos serviam aos interesses do PCC, que influenciava na escolha dos ganhadores de licitação e divisão dos lucros obtidos de forma ilegal.
OPINIÃO
O poder financeiro é o que costuma ditar as regras nas campanhas eleitorais. Raramente se questiona quem é o candidato, o que ele faz, qual seu passado ou como pode contribuir para o crescimento da cidade.
OPINIÃO 2
É por isso que mais do que nunca, o eleitor tem que votar consciente. O voto é a única maneira de reduzir a quantidade do que não presta na política.
OPINIÃO 3
Eliminar a corrupção, infelizmente, ainda é impossível, mas se o serviço público for loteado por gente decente, já é um bom começo para manter longe os abutres e sangue sugas do dinheiro público.
TUDO AMIGO
Eu sempre costumo dizer que depois de Cristo, a política é quem mais faz milagres mundo afora. O maior deles é ver gente que se detesta sorrindo e se abraçando como se fossem grandes amigos.
TUDO AMIGO 2
Na eleição de Porto Velho, tudo leva a crer que teremos um palanque interessante. Nele deverão estar o governador Marcos Rocha (UB), e os senadores Marcos Rogério e Jaime bagattoli ambos do PL.
TUDO AMIGO 3
Desnecessário dizer que um cumprimento “cordial” é o máximo que deve ocorrer entre ambos quando eles subirem no palanque da candidata que apoiam para a prefeitura. Embora tenha gente que ainda duvide que haverá a casualidade dos três se encontrarem.
TUDO AMIGO 4
Essa condição entre os ilustres políticos de nossa Rondônia, faz lembrar uma frase de Martin Luther King.
“No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos”.
VILHENA
O Ministério Público inaugurou destacamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em Vilhena. O objetivo é reforçar a segurança institucional na região do Cone Sul de Rondônia.
VILHENA 2
Localizada no sudoeste de Rondônia, a Promotoria de Justiça de Vilhena oferece benefícios estratégicos não somente ao novo destacamento, mas também às Comarcas das proximidades, como Cerejeiras, Colorado do Oeste e Pimenta Bueno, com acesso ágil e eficiente, através da implementação de protocolos e o planejamento para cenários críticos e anormais.
VILHENA 3
O GSI oferece segurança institucional presencial aos membros e servidores lotados nas Promotorias de Justiça da região, bem como a seus familiares. Durante visitas institucionais ao Cone Sul, também realizará a segurança pessoal de autoridades da Administração Superior.
VILHENA 4
O Núcleo de Inteligência do destacamento vai monitorar permanentemente as atividades de organizações criminosas, facções e conflitos agrários na região, contribuindo para a produção de conhecimento, a fim de garantir a pronta resposta em situações de ameaças, riscos ou vulnerabilidades na região Cone Sul de Rondônia.