Publicidade

Prefeitura de Ji-Paraná é alvo, mais uma vez, de operação da Polícia Federal

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

EDUCAÇÃO

Publicidade

A Polícia Federal deflagrou, ontem, a Operação Miragem, a fim de combater o desvio de recursos públicos praticado por associação criminosa que fraudou licitação de prestação de serviços de transporte escolar na zona rural em Ji-Paraná.

Publicidade

INCOMPETENTE

Durante as investigações apurou-se que uma empresa sem capacidade técnica venceu a licitação para prestar serviços de transporte escolar, desprezando a quantidade/qualidade de veículos exigidos no edital, além de contratar irregularmente motoristas para a prestação do serviço, atrasando o pagamento de verbas trabalhistas.

DENÚNCIA

Os trabalhos iniciaram a partir de uma denúncia apócrifa encaminhada à PF sobre desvio de recursos públicos provenientes do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE).

INVESTIGAÇÃO

Após algumas diligências, ficou confirmado que o esquema criminoso envolveu  responsáveis pela empresa RONDOMAQ e funcionários públicos da Secretaria de Educação da Prefeitura de Ji-Paraná à época dos fatos.

PENTE FINO

Foram cumpridas buscas na Secretaria de Educação de Ji-Paraná, além da Sede do SUGAT, três escritórios da empresa RONDOMAQ e cinco residências com alvos em Ji-Paraná.

DELITOS

Os crimes investigados são associação criminosa, corrupção passiva, prevaricação, frustração ao caráter competitivo do certame, superfaturamento de preços, direcionamento de licitação, reequilíbrio econômico fraudulento e falsificação de documento público.

PREJUÍZOS

O dano real aos cofres públicos ainda está em fase de apuração, mas o dano social aos estudantes é evidente tendo em vista as péssimas condições dos ônibus que oferecem riscos à incolumidade da população em idade escolar.

OUTRO

LADO

A coluna não conseguiu contato com o advogado da RONDOMAQ

INCÊNDIO

Um extrativista teve sua casa incendiada criminosamente na resex Jaci-Paraná, supostamente por grileiros. A área de vegetação no local estaria sendo destruída, os extrativistas expulsos  e apenas algumas famílias de seringueiros estariam resistindo aos ataques criminosos.

POLÍCIA

O vice-presidente da Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR), Sebastião Neves, explica que já foram feitas diversas denúncias aos órgãos públicos responsáveis pela área, mas que nenhuma medida teria sido tomada.

PRESERVAÇÃO

A Resex Jaci-Paraná é uma unidade de conservação que se estende por três municípios de Rondônia. Foi criada em 1996 para proteger a floresta e as famílias que vivem da extração da seringa, da castanha, do açaí e de outros produtos da Amazônia.

CURSO

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rondônia com a empresa Rondobens – concessionária Mercedes no Estado, consolidou a realização do curso de Mecânico de Motores a Diesel, a ser ministrado da unidade SENAI CEET-Lagoa, em Porto Velho.

PERÍODO

Com carga horária de 160 horas, ele é totalmente gratuito, e foram abertas 15 vagas, e para se inscrever, o candidato deverá ter entre 18 e 40 anos, e ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental II.

PRÁTICA

Durante o curso os alunos vão elaborar e realizar manutenções de motores; substituir, reparar e testar desempenho de componentes do motor, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente e ao final, terão certificação do SENAI, com reconhecimento em todo o Brasil.

PRESENCIAL

As aulas serão 100% presenciais e ministradas no horário das 18h às 22h no SENAI-CEET, localizado na Rua Matrinchã, bairro Lagoa, em Porto Velho. Informações pelo telefone: 69- 3217.9819.

EVENTO

O Governo de Rondônia convida a população para prestigiar mais uma edição da Exposição da Agroindústria Familiar nesta sexta-feira (29), das 7h30 até às 15h, no estacionamento Pirarucu do Palácio Rio Madeira. O evento vai reunir produtores rurais e microempreendedores do Estado.

OPÇÕES

O visitante poderá degustar e comprar  produtos derivados de panificação, doces, mel, embutidos de carne suína e queijos artesanais premiados a preços módicos. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri  e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec.

DINHEIRO

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) confirmou que destinará R$ 204 mil para a aquisição de equipamentos hospitalares essenciais para o município de Alta Floresta D’Oeste.

REFORÇO

O recurso será utilizado para melhorar a qualidade dos equipamentos do Hospital Municipal Vanessa e Vânia Fuzari, que foi reformado recentemente.

PONTUAL

Os equipamentos hospitalares essenciais são aqueles necessários para o atendimento à saúde, principalmente dos bebês recém-nascidos, que precisam de cuidados especiais, como, por exemplo, berços aquecidos, incubadoras de transporte neonatais e câmaras para conservação de vacinas.

CERVEJA

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), realiza dias 19 e 20 de outubro, a etapa Norte da 3ª Copa Cerveja Brasil. Pela primeira vez um concurso nacional está premiando os melhores rótulos produzidos nos sete estados da região.

RECONHECIMENTO

Cervejas que ganharem medalhas na etapa regional, que será realizada em Belém, participam ainda de mais uma etapa de avaliação valendo, além do reconhecimento nacional, vaga em concursos internacionais da bebida.

SABOR LOCAL

“A ideia de regionalizar o concurso foi para reduzir custos de inscrições e de logística e valorizar as características locais que formam nossa identidade nacional”, afirmou o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

JULGADORES

Para valorizar a cena regional e os profissionais de cada estado, a organização do concurso convidou para os dois dias de julgamento especialistas locais para atuarem em conjunto com jurados com vivência nacional e internacional.

NEGÓCIOS CERVEJEIROS

A 3ª Copa Cerveja Brasil faz parte do road show Conexão Cerveja Brasil, um projeto que também está sendo realizado em todas as regiões do Brasil e inclui além do concurso o Encontro de Negócios Cervejeiro, que abordará temas como tributação, sustentabilidade, competitividade e uma rodada de negócios.

ABRACERVA

A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.

EVENTO

A Faculdade Unama está convidando todos a participarem do dia “Dia D de valorização da vida”, organizado pelas coordenações de Direito e Psicologia. O evento ocorrrerá no dia 29 de setembro, às 19h, no auditório do campus Imigrantes, será realizada uma palestra com o temática sobre o Setembro Amarelo.

FACULDADE

As inscrições são gratuitas e abertas ao publico.  A Unama tem em seus quadros renomados professores de Direito que advogam aqui em nosso Estado. Os interessados poderão se inscrever pelo link: www.even3.com.br/forum-setembro-amarelo-voce-nao-esta-sozinho-392997.