Uma possível vitória eleitoral do senador e atual candidato ao governo de Rondônia, Marcos Rogério (PP) irá trazer um novo nome ao cenário político local, o do advogado Samuel Pereira de Araújo, conhecido como o “Rei dos precatórios”.
Maior doador financeiro da campanha de Rogério ao Senado com um investimento de mais de R$ 800 mil, Samuel Araújo ganhou o apelido por fazer fortuna através de precatório. A estimativa é de que ele já teria faturado mais de R$ 50 milhões com sua empresa de factoring que negocia essas dívidas do Governo.
No ano de 2018, Samuel Araújo teve seu nome relacionado à uma denúncia de suposta ameaça ao então presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Walter Waltenberg, que tempos depois faleceu de COVID-19.
A denúncia foi exposta em um áudio, porém foi atenuada pelo próprio Waltenberg que afirmou na época ser amigo de Araújo e que tudo não passava de uma brincadeira. O atrito entre os dois teria iniciado justamente por conta de uma ação de precatório.
Durante todo a sua campanha ao Governo de Rondônia, Marcos Rogério não se manifestou em nenhum momento sobre o seu suplente, que caso assuma, ficará quatro anos no Congresso Nacional com a cadeira de Rondônia no Senado.