Uma série de denúncias feita pela população que frequenta as unidades de saúde da capital, com relação a demora no atendimento principalmente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Porto Velho, fez com que a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) fosse na tarde desta quinta (5), até a UPA da zona Sul para averiguar o que de fato acontece com esse atendimento que tem se tornado precário e preocupante.
Um paciente revoltado com a demora no atendimento, enviou para a assessoria parlamentar da vereadora fotos da condição em que se encontravam os pacientes dentro da unidade de saúde. É possível observar pessoas deitadas no chão, além da superlotação.
“Estive na UPA Sul fiscalizando o atendimento aos pacientes na unidade onde detectei, mais uma vez, a falta de médicos suficientes para o atendimento à população. Haviam aproximadamente 15 pessoas na classificação ‘verde’ que aguardavam para serem atendidas desde as 10 horas da manhã, pois apenas três médicos estavam de plantão e um deles de licença médica” disse a parlamentar.
Em contato com a direção da unidade, fomos informados de que três médicos estão relacionados na lista de frequência, porem desde o dia 20 de março, nunca apareceram para trabalhar, mas conforme constatado, recebem seus salários e insalubridades normalmente.
“Todo o relatório está sendo enviado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, além disso estarei apurando a audiência dos três médicos, o que jamais poderei permitir é que população pague pela falta de compromisso destes profissionais”, finalizou Ada Dantas.
Fonte: Assessoria