Durante sessão plenária realizada nesta última segunda-feira (11) na Câmara Municipal de Porto Velho, os vereadores aprovaram por maioria absoluta o projeto que obriga todas as pessoas que entrarem em uma unidade escolar, pública ou particular, a passar por um detector de metal.
A Lei , que é de autoria do vereador Aleks Palitot (PTB) ainda tem que passar por segunda votação e depende da sanção do prefeito. Mas, em âmbito estadual também já vem acontecendo mobilizações políticas para novas regras de segurança nas escolas públicas.
Projeto do vereador Aleks Palitot passou em primeira votação
O deputado estadual Rodrigo Camargo (REPU) apresentou um projeto que institui um programa estadual de segurança nas escolas. A ideia principal do parlamentar é que cada escola conte com um policial na segurança exercendo a função denominada por ele de “Guardião Armado”.
Deputado Rodrigo Camargo já protocolou projeto na ALE/RO
Já entre as escolas particulares da capital rondoniense também houveram mobilizações após as tragédias da última semana. Em um comunicado, o Colégio Sapiens tranquilizou pais e alunos detalhando os procedimentos de segurança que são adotados para garantir a integridade dos estudantes.
O colégio é monitorado por mais de seis câmeras de segurança, a entrada dos prestadores de serviço passa por uma identificação específica, além de inspetores de pátio e monitores que acompanham os alunos durante intervalos ou atividades externas.
Colégio Sapiens conta com mais de cem câmeras
O fato é que tudo a política de gestão escolar passa a contemplar com maior densidade a questão da segurança pública, dentro e ao entorno das escolas rondonienses, após a tragédia, tudo mudou.