Denominada Ruta Negra, a operação deflagrada na manhã desta terça-feira (31) pela Polícia Federal cumpriu mais de 20 mandatos de busca e apreensão, além de um de prisão preventiva e dois de prisão provisória em cidades dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Os policiais investigaram e desarticularam uma quadrilha especializada na importação, comercialização e transporte de defensivos agrícolas ilegais.
Entre os defensivos mais utilizados pelo bando estava o benzoato de emamectina, conhecido como “Benzo”, que é bastante utilizado no combate à pragas em lavouras de soja, milho, feijão e algodão.
Esse produto era proibido no Brasil até 2007, ano em que foi liberado a utilização concentrada em até 5% desse material. Em posse do bando, os policiais encontraram “Benzo” com até 30% de concentração, algo extremamente perigoso para a saúde humana.
De acordo com a PF, o defensivo ilegal chegava até Rondônia através de embarcações pelo rio Itaipú (PR) e desciam pela estrada.
Os indiciados serão processados por crimes de importação e transporte de agrotóxicos ilegais, além de receptação qualificada, falsificação de documentos e organização criminosa.