Search
Close this search box.

Rio Madeira chega aos 17,11m e Defesa Civil alerta sobre cota de cheia

Publicidade

O Rio Madeira atingiu os 17,11 metros na madrugada desta terça-feira (26). Segundo a Defesa Civil, a cota é a máxima considerada maior deste ano até o momento, e a situação requer atenção para transbordamento de uma eventual cheia na capital do estado.

De acordo com o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH Rio Madeira), o nível foi atingido por volta de 3h45 da madrugada de hoje. Até o final da tarde de ontem (25), o marco era de 16,85 metros. Após as chuvas caírem no decorrer do dia, a água subiu rapidamente e atingiu a marca prevista pelo Sipam antes do esperado.

Publicidade

Também conforme o SAH Rio Madeira, mesmo atingindo o recorde do ano, o Rio voltou a recuar no decorrer do dia de hoje. Às 10h da manhã a cota já era de 16,67 metros.

Seguindo a oscilação, a tendência, segundo a Defesa Civil é que o Rio mantenha estabilidade, porém, as previsões de chuva para a capital do estado nos próximos dias, mantêm todos em alerta.

A cheia do Rio Madeira já atinge mais de 400 pessoas na capital. Dez famílias estão desabrigadas e pelo menos 28 desalojadas.

Há cerca de 10 dias, algumas ruas da capital chegaram a ser invadidas pelas águas do Rio. Saiba mais: Águas do Rio Madeira começam a invadir região central de Porto Velho.

Ribeirinhos

Nas comunidades ribeirinhas dos Distritos Calama e São Francisco os moradores já sofrem a falta de água potável.

Segundo administradores da Defesa Civil, foi solicitado da Prefeitura de Porto Velho a compra de cestas básicas e água mineral para atender as famílias que residem na localidade. Saiba mais: Defesa Civil planeja redução de impactos da cheia do Rio Madeira.

Quando registrou a cheia histórica, em 2014, o nível do rio Madeira atingiu mais de 19 metros. Em 9 de abril de 2007, quando o Madeira chegou a 17,52 metros. Na época, a enchente invadiu bairros, distritos e afetou cerca de 1,6 mil famílias.

Anúncie no JH Notícias